Candidato a prefeito de Aurora pela coligação “Reconstrução, Democracia e Liberdade”, Edson Neiva (MDB) apresentou nesta segunda-feira, 26, as principais propostas do plano de governo em material enviado à imprensa. Uma delas é a ampliação dos serviços da unidade de saúde do município, que defende ter capacidade para ter um Hospital de Pequeno Porte (HPP). “A unidade é a principal referência do município. No entanto, a população precisa se deslocar para outras cidades para ter acesso a serviços e exames básicos. Acredito que, com um melhor gerenciamento dos recursos já existentes, podemos ampliar os serviços oferecidos e garantir mais conforto e saúde para os moradores”, afirma.
MÉDICOS PLANTONISTAS, SALA DE REPOUSO E OFERTA DE EXAMES
Entre as propostas do candidato, destacam-se a implementação de médicos plantonistas todos os dias, construção de uma sala de repouso para os profissionais da saúde, a oferta de exames de análises clínicas e eletrocardiograma, a ampliação do estoque de medicamentos para urgências e emergências, e o investimento em equipamentos para diagnóstico por imagem. Edson Neiva argumenta que a política de atenção básica não impede a implementação de outros serviços de saúde, especialmente quando há complementação com recursos próprios. “Se já utilizamos recursos próprios para manter a estrutura atual, por que não utilizá-los para oferecer mais serviços à população?”, questiona.
TRANSFORMAR UNIDADE EM HPP
O candidato ainda defende transformar a atual unidade de saúde em um Hospital de Pequeno Porte, buscando recursos junto ao Estado e ao governo federal para custear os serviços e aprovar a legislação necessária. “Com uma equipe médica plantonista, um local para observação de pacientes e medicação adequada, já teríamos um grande avanço. O gasto com transporte de pacientes para outras cidades poderia ser investido na ampliação dos serviços locais”, defende.