O governador Mauro Carlesse (DEM) anunciou na manhã desta quarta-feira, 3, em solenidade no Palácio Araguaia, restrita e com transmissão pelas redes sociais, a formação da comissão que irá preparar o novo concurso público da Secretaria Estadual da Segurança Pública. Ele ainda assinou os atos de nomeação de 46 aprovados no concurso de 2014 da Polícia Civil. Foram nomeados 11 delegados de Polícia, 13 escrivães e 22 peritos oficiais.
Equilíbrio das contas
Carlesse destacou que o concurso só é possível graças ao equilíbrio das contas do Estado. “Esse concurso público em outros Estados seria até impossível, mas pelo trabalho que estamos fazendo, aqui no Tocantins, é possível”, ponderou o governador.
Mais segurança
O vice-governador Wanderlei Barbosa (sem partido) também frisou o cuidado de equilibrar as contas que a gestão teve. “Atendendo as leis naquilo que se refere a gastos com pessoal, agora podemos nomear os aprovados para melhorar o contingente da Polícia Civil, proporcionando mais segurança ao cidadão”, disse.
37% dos cargos vagos
O secretário estadual da Segurança Pública, Cristiano Sampaio, disse que o novo concurso é necessário porque 37% dos cargos da carreira da Polícia Civil se encontram vagos e existe a iminente aposentadoria de diversos outros policiais. “A Polícia Civil se fortalece quando tem mais pessoas em seu quadro, selecionadas em um processo de concurso público criterioso”, ressaltou.
Índices menores de crimes
Conforme Sampaio, nesse primeiro bimestre de 2021, o Estado teve uma redução de 23% no número de homicídios no Estado e uma redução superior a 40% nos crimes contra o patrimônio.