O governador do Tocantins, Mauro Carlesse (DEM), foi um dos 20 líderes dos Estados brasileiros que assinaram uma carta divulgada nesse domingo, 19, em defesa dos presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), por conta dos ataques do presidente Jair Bolsonaro. O documento diz que Bolsonaro afrontou “princípios democráticos que fundamentam nossa nação” por falas contra os dois líderes. A carta é do Fórum Nacional de Governadores.
Estão cientes do inimigo comum
Os líderes estaduais ainda afirmam na carta que têm “testemunhado o empenho que os presidentes do Senado e da Câmara têm se conduzido, dedicando especial atenção às necessidades do Estado, do Distrito Federa e dos municípios brasileiros”. “Ambos demonstram estar cientes de que é nessas instâncias que se dá a mais dura luta contra nosso inimigo comum, o coronavírus, e onde, portanto, precisam ser concentrados os maiores esforços do socorro federativo”.
Pelos indicativos da ciência
Os governadores também dizem que suas ações têm sido pautadas “pelos indicativos da ciência, por orientações de profissionais da saúde e pela experiência de países que já enfrentaram etapas mais duras da pandemia”.
Não há conflitos inconciliáveis
Para eles, não há “conflitos inconciliáveis entre a salvaguarda da saúde da população e a proteção da economia nacional, ainda que os momentos para agir mais diretamente em defesa de uma e de outra escolha possam ser distintos”.
Confira a íntegra da carta: