A reunião entre o governador Mauro Carlesse (DEM) e a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), aconteceu nesta quinta-feira, 27, no Palácio Araguaia. A pauta foi a pandemia de Covid-19, que avança no Tocantins. A Capital lidera o número de casos da doença com 11.584 registros, com 82 evoluindo a óbito.
Governo unido
O encontro foi repercutido pelos gestores por meio das redes sociais. O governador limitou-se a falar sobre o objetivo do encontro. “Recebendo a prefeita de Palmas para discutirmos sobre a situação do Covid-19 na Capital. O objetivo é reforçar as ações e proteger nossa população”, escreveu no Twitter.
Divisor de águas
Na mesma rede social, Cinthia Ribeiro foi mais enfática ao comentar os resultados da agenda no Palácio Araguaia. “Dia de hoje é um divisor de águas para Palmas, na construção de ações conjuntas no combate à pandemia. Competências e responsabilidades alinhadas, governos unidos, equipes afinadas. Pensamento municipalista fortalecido para salvar vidas”, listou a tucana.
Formação de convênios
Na ocasião, o governo estadual se colocou à disposição para viabilizar o empréstimo de materiais, insumos e equipamentos que possam atender emergencialmente a rede municipal. Conforme a Secretaria de Comunicação Social do Estado (Secom), as equipes de saúde do Estado e da Capital já estão trabalhando em conjunto para a formação de convênios.
Policlínica e estruturação de 40 leitos na rede municipal
A prefeitura sinalizou interesse em buscar parceria para equipar a Policlínica da Arno 31. Secretário-executivo da Saúde, Quesede Ayres informou que o governo já está analisando os materiais e equipamentos que podem ser emprestados. “Eles estão com dificuldades na aquisição de macas, respiradores, monitores e até medicamentos. O governador nos deu a orientação para criarmos um convênio com o empréstimo de equipamentos. Vamos estruturar isso. Hoje, já temos algumas máquinas que podem ser remanejados de outras locais. A ideia inicial é estruturar mais 40 leitos na Capital, é o que acreditamos que pode ser feito agora”, afirmou.
Reaproximação na Capital, mas em crise com outros municípios
A reunião sela aproximação entre os entes após alguns atritos. O Palácio Araguaia queria mais investimentos do município para desafogar a rede estadual de saúde, já o Paço sugeriu uma atuação do Executivo estadual para coordenar ações como o lockdown. Agora as arestas parecem ter sido aparadas. Apesar deste bom relacionamento com a Capital, Mauro Carlesse vem somando embates, como as recentes discussões virtuais com os prefeitos de Porto Nacional, Joaquim Maia; e de Gurupi, Laurez Moreira.
Mais reuniões
No material enviado à imprensa pela Secom, Mauro Carlesse promete reuniões com outros municípios. “Assim como fizemos com a prefeita Cinthia Ribeiro, também iremos nos reunir com alguns outros gestores municipais de cidades polos. Desde o início da pandemia, o governo do Tocantins tem colocado em prática as medidas necessárias e também oferecido apoio a todos os gestores municipais”, garantiu
Veja os comentários de Cinthia Ribeiro e Mauro Carlesse: