O presidente Jair Bolsonaro se reúne na manhã desta quarta-feira, 8, com governadores e líderes do Senado, para tratar do Pacto Federativo e da reforma da Previdência. Bolsonaro chegou por volta das 7h10 para o encontro, organizado pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre, em sua residência oficial, em Brasília. O governador do Tocantins, Mauro Carlesse (PHS), participa do evento. Ele seguiu para Brasília na noite dessa terça-feira, 7. Inclusive, a agenda dele na Agrotins nessa quarta foi transferida para esta quinta-feira, 9, por conta dessa reunião com o presidente.
O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, também participa, assim como o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia.
Todos os líderes do Senado foram convidados, inclusive os da oposição e da minoria.
Dos 27 governadores, apenas três, o do Paraná, de Mato Grosso e do Amazonas, não participam. Os governadores da Paraíba, de Pernambuco, São Paulo e da Bahia estão representados pelos seus vices.
Enquanto a Câmara trabalha na tramitação da reforma da Previdência, o Senado está empenhado em se debruçar sobre o novo pacto federativo.
A expectativa de parlamentares, governadores e prefeitos é de que a medida contribua para melhorar a situação financeira de seus governos e, consequentemente, das economias locais.
No dia 17 de abril, Alcolumbre se reuniu com o ministro da Economia, Paulo Guedes, e os dois defenderam que o trato político, social e econômico entre o Executivo e os entes federados precisa ser aperfeiçoado, com nova redistribuição de recursos. (Andreia Verdélio e Karine Melo, da Agência Brasil/com informações do CT)