O governador Mauro Carlesse (DEM) recebeu na tarde desta terça-feira, o presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), Diogo Borges (DEM), para pedir apoio dos prefeito à mobilização de servidores públicos municipais e seus familiares para conter o avanço da Covid-19. Segundo o Palácio Araguaia, os servidores estaduais somam cerca de 50 mil pessoas e os municipais em torno de 100 mil. Contando as famílias, o grupo envolve cerca de 400 mil pessoas, algo em torno de 25% da população do Estado.
Isolamento e fiscalização
A ideia de Carlesse é fazer uma corrente com essa massa de servidores para reduzir a velocidade de transmissão da Covid-19 pelo isolamento social, cuidados pessoais e pela fiscalização do cumprimento das medidas para conter a doença.
15 dias de descanso
Carlesse sugeriu ao presidente da ATM que os municípios deem 15 dias de descanso para os servidores, mantendo apenas os postos de saúde em funcionamento. Não haverá o estresse do setor privado, uma vez que o funcionário público tem o salário garantido e, ao mesmo tempo, dará grande contribuição para o controle da doença no Tocantins.
Carta a servidores
O governador ainda vai enviar uma carta a cada um dos 50 mil servidores estaduais pedindo apoio deles e suas famílias para o controle da Covid-19.