O governador Mauro Carlesse (DEM) quer que o governo federal retome a projeto da Usina Hidrelétrica de Ipueiras. Com capacidade de produção de 480 Megawatts (MW), essa usina já esteve em discussão em 2005 e 2006, no governo Lula, mas acabou arquivada.
Grandes projetos
Como presidente Jair Bolsonaro pediu para Carlesse apresentar ao governo federal “grandes projetos para o País”, sobretudo na área de energia, a Usina de Ipueiras, então, foi pauta de uma audiência do líder tocantinense com o ministro de Minas e Energia, Bento Lima, na terça-feira, 27. Com o governador estavam o senador Eduardo Gomes (MDB) e o deputado federal Carlos Gaguim (DEM).
Vai trabalhar com a bancada
Carlesse avisou o ministro que vai trabalhar em conjunto com a bancada federal do Tocantins para viabilizar o projeto. Para ele, com a crise energética que existe hoje no País, há uma demanda para produção de energia e o Estado tem capacidade de ser um fornecedor, pela riqueza de recursos hídricos.
R$ 4 bilhões 4 e 4 mil empregos
Além disso, pontuou o governador, o que está em debate também é um investimento de R$ 4 bilhões e geração de aproximadamente 4 mil empregos diretos. “Isso significa renda, economia e desenvolvimento”, resumiu Carlesse.
Não há energia para atender crescimento
O governador tem dito em suas reuniões que se o Brasil crescer 1% ou 2% não terá energia para atender os novos grandes empreendimentos que surgirem. Como o Tocantins tem enorme potencial para gerar energia elétrica, solar e eólica, Carlesse tem interesse em atrair projetos desses setores para o Estado.
Projeto pronto
No caso da Usina de Ipueiras, o grande interesse é porque o projeto já está pronto, o que facilita, na visão do governador, sua viabilização.
Vai analisar
O ministro Bento Lima se disse aberto à proposta e ponderou que o governo federal procura trabalhar não só com resultados, mas também com planejamento e coordenado com os órgãos vinculados ao ministério, como a própria Agência Nacional de Energia Elétrica (Anel). De toda forma, disse que analisará o projeto junto com a sua equipe técnica.