O governador Mauro Carlesse (sem partido) recebeu os deputados estaduais para uma reunião na noite dessa quarta-feira, 7, no Palácio Araguaia. Eles discutiram a crise da pandemia da Covid-19, e, conforme alguns parlamentares, Carlesse falou sobre política com um recado claro: quem quiser ficar com ele que se manifeste ou deixe o grupo. Fidelidade tem que ser de 100%.
Muita dúvida
Sobre política, os deputados que conversaram com a Coluna do CT disseram ter saído com a impressão de que Carlesse tem muita dúvida sobre sua pré-candidatura a senador no ano que vem, como o governador demonstrou em outras oportunidades. Ele pediu apoio dos deputados ao projeto de continuidade do governo, mas não disse se vai ou não renunciar em abril de 2022, condição necessária para que possa disputar. Quando questionado a respeito, respondeu que isso vai ser decidido no momento certo.
Situação de Porto Nacional
Uma das maiores preocupações foi com a situação de Porto Nacional, onde a Covid-19 tem feito muitas vítimas e a cidade oferece pouca estrutura, o que tem gerado crescente indignação popular. O governador confirmou as dez unidades de terapia intensiva (UTIs), como o Estado anunciou esta semana, mas defendeu que o município precisa de um novo hospital. Ele também garantiu o efetivo início da construção do Hospital Geral de Araguaína.
Obras estruturantes
O governador ressaltou a necessidade de o Estado tocar obras estruturantes, a pavimentação de vários trechos de rodovias, por exemplo, mas, para isso, precisa conseguir liberar os empréstimos que estão pendentes. Em meio à demora da Caixa, Carlesse conversa com outras instituições.
Momento de tensão
Um momento de tensão foi a reclamação do deputado Fabion Gomes (PL) de que não estaria conseguindo ser recebido pelo governador. Os dois chegaram a ter uma calorosa discussão, mas, conforme as testemunhas ouvidas, ao final se abraçaram e tudo acabou bem.
18 convidados
Foram convidados 18 deputados para essa conversa. Deles apenas Vilmar de Oliveira (SD) e Ricardo Ayres (PSB) não compareceram, mas apresentaram as justificativa.