O governador Mauro Carlesse (PHS) registrou na tarde de quarta-feira, 15, as chapas majoritárias e proporcionais para a eleição de outubro. O candidato à reeleição encabeça a coligação majoritária denominada “Governo de Atitude”, o mesmo nome utilizado no pleito suplementar de junho. PRB, PP, DEM, PHS, PTC, Patriota, Avante, Solidariedade e Pros formam a aliança.
Conforme já anunciado durante a convenção partidária, a chapa majoritária também traz o vice-governador Wanderlei Barbosa (PHS) como candidato à reeleição. Siqueira Campos (DEM) foi registrado como postulante ao Senado Federal, mas trocará de posto com o agora primeiro suplente Eduardo Gomes (SD). A decisão do democrata deve-se à sua idade avançada.
A outra vaga para disputar o Senado ficou com o deputado federal César Halum (PRB), que terá Darcy Garcia (PSL) e Aquiles Pereira de Souza (PRB) como primeiro e segundo suplentes, respectivamente. Com a decisão de Siqueira Campos, Eduardo Gomes será o candidato ao Senado, enquanto o ex-governador democrata fica na primeira suplência. A segunda suplência permanece com Aquiles Pereira.
Proporcionais
O grupo governista registrou apenas uma chapa para a disputa por cadeiras na Câmara Federal. A “Tocantins de Oportunidades” apresenta 15 candidatos a deputado federal. Sob o mesmo, uma coligação para a Assembleia Legislativa foi apresentada com 46 nomes.
Do grupo governista, mas fora da majoritária, PPS, PPL e DC venceram a queda de braço com o Palácio Araguaia e conseguiram registrar uma chapinha com apenas os três para a disputa por vagas na Assembleia Legislativa. A coligação foi batizada como “Juntos Somos Mais Fortes” e apresentará 26 candidaturas. E
Formalização
O registro das candidaturas foi feito pela assessoria jurídica da coligação. Na oportunidade, o advogado Diogo Prados destacou que o ato desta tarde foi apenas a formalização do que já havia sido feito online. “Viemos formalizar, com os representantes das legendas partidárias, mas a Justiça Eleitoral já agilizou muito o processo de registro”, lembrou.
(Com informações da Ascom)