A chapa do deputado estadual Amélio Cayres (Republicanos) para a eleição da mesa da Assembleia para 2023/2024 está praticamente definida. Ele será eleito presidente na sessão desta quarta-feira, 1º, após a posse da 10ª legislatura prevista para as 9 horas, com Ivory de Lira (PCdoB) de vice; Vilmar de Oliveira (SD) de primeiro secretário e Janad Valcari (PL) de segunda secretária.
MANTOAN PERDEU A VAGA DE 1º SECRETÁRIO
Eduardo Mantoan (PSDB) perdeu a vaga de primeiro secretário da mesa de Amélio num episódio envolvendo a disputa pela Câmara de Palmas entre o atual presidente José do Lago Folha Filho (PSDB) e Jucelino Rodrigues (PSDB). Em meio ao imbróglio dos dois vereadores, foi publicado na imprensa que o deputado teria deixado o grupo de Amélio. Mantoan negou que isso tenha ocorrido, foi pedido a ele que desmentisse publicamente, mas o parlamentar não teria se recusado. Por isso, o grupo do próximo presidente do Legislativo estadual fechou a vaga de primeiro secretário com Vilmar.
VALDEMAR X CLEITON CARDOSO
No caso da chapa do deputado Léo Barbosa (Republicanos) para 2025/2026, fontes da Assembleia garantem que o acordo de Cleiton Cardoso (Republicanos) com o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) para a vaga de vice não está respaldado pelo grupo do Legislativo. A vaga já havia sido acordada ainda em dezembro para Valdemar Júnior (Republicanos).
ABERTAS PARA COMPOSIÇÕES
As demais vagas da mesa (primeira e segunda secretarias) para segundo biênio ainda se encontram em aberto para composições na noite desta terça-feira, 31. Fabion Gomes (PL) está de olho na primeira secretaria.