Após tentativas sem sucesso de notificar pessoalmente a vice-prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, via cartório e via correio, o Conselho de Ética do PSDB publicou em edital o prazo para a tucana se manifestar sobre o processo de expulsão que o diretório metropolitano ingressou contra ela.
No edital de notificação, assinado pela relatora do caso Kennya Kelli Rangel Oliveira, Cinthia tem dez dias, a contar desta quarta-feira, 28, para apresentar defesa, conforme determinação do Art. 165 e ss do Estatuto do PSDB. “Tal defesa deverá ser instruída com todos os documentos e provas que entenda necessários”, ressalta o documento.
Segundo a relatora do processo, após várias tentativas, Cinthia não foi encontrada no endereço pessoal e nem no profissional. Por isso, se fez necessário a notificação via edital, acrescida da informação de que atualmente a vice-prefeita está em “lugar incerto e não sabido”.
É surreal
Ao CT, a vice-prefeita afirmou que o presidente regional do PSDB, senador Ataídes Oliveira, “precisa aprender a fazer política”. “Ele precisa se preocupar é com o crescimento do partido e também até com a situação jurídica dele, para saber se está ou não inelegível”, cutucou Cinthia, sobre a condenação de Ataídes no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por doação supostamente ilegal à campanha do ex-governador Siqueira Campos (DEM), em 2010. O senador tem negado que essa condenação o torne inelegível.
Cinthia classificou de “surreal” o processo de expulsão do partido contra ela. “Como estou apoiando ‘candidato’ se não temos nenhuma candidatura formalizada?”, questionou a vice-prefeita, sobre uma das acusações feitas contra ela.
Entenda
O processo do PSDB metropolitano acusa a líder tucana de infidelidade partidária ainda por conta do episódio de abril do ano passado, quando Cinthia foi destituída da presidência metropolitana ao tentar formar o diretório do PSDB de Palmas. A comissão tucana de Palmas defende que ela agiu contra a executiva estadual ao judicializar o caso. A liminar pedida por Cinthia foi negada pela Justiça na época.
A comissão metropolitana ainda aponta o fato de Cinthia ter declarado apoio a outro pré-candidato a governador, o prefeito Carlos Amastha, quando o PSDB tem seu nome na disputa pelo Palácio Araguaia, o senador Ataídes. Os tucanos de Palmas ainda lembram que a vice-prefeita chegou a dar entrevista, fazendo a defesa da pré-candidatura de Amastha.
Além disso, conforme a comissão metropolitana, a vice-prefeita teria exonerado um indicado do partido para cargo no município — o nome não foi divulgado.
Confira a íntegra do edital de notificação:
Edital de citação/intimação/notificação
Prazo: 10 dias
(Art. 165 e ss do Estatuto do PSDB)
FINALIDADE(S): Na qualidade de Relatora do Processo Disciplinar sob o nº CEMPSDB001.15.03/2018, notifico a Ilustre Sra. CINTHIA ALVES CAETANO RIBEIRO, inscrita no CPF nº 805.538.931-49, Título de Eleitor nº 034405411007, residente e domiciliada à Quadra 404 Sul, Alameda 02, Conjunto HM-01, Lote 02, Edif. Park Imperial Residence, Apto 1.502, CEP: 77021-600, Cidade de Palmas-TO, estando atualmente em lugar incerto e não sabido, para, que, querendo, apresente defesa da Representação e documentos, no prazo de 10 (dez) dias, contados da publicação do presente edital, conforme determinação do Art. 165 e ss do Estatuto do PSDB.
Tal defesa deverá ser instruída com todos os documentos e provas que entenda necessários.
Informa-se que os demais documentos que compõe o Processo Disciplinar encontram-se à disposição da Representada na Sede do PSDB Estadual, localizado à Qd. 403 Sul, Av. LO-09, Lt. 12, Sl. 04, podendo a Representada realizar carga, fotocópia e/ou digitalização dos autos.
A Representada poderá nomear Procurador devidamente constituído com procuração específica e reconhecida firma da assinatura da outorgante, para tais atos.
Palmas/TO, 27 de março de 2018.
Kennya Kelli Rangel Oliveira
Relatora do Processo Disciplinar