No dia do fechamento da janela partidária, nesta sexta-feira, 5, a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), exonerou todo o primeiro e segundo escalões — secretários e secretários executivos — de sua gestão. A expectativa é de que quase todos retornem às pastas, mas o ato está sendo visto como uma clara sinalização de que o governo de Cinthia virá com outra configuração a partir das posições pré-eleitorais tomadas por sua base na Câmara e nos bairros.
BAIXAS NA CÂMARA
Na Câmara, ela perdeu dois vereadores para sua maior adversária, a pré-candidata a prefeita do PL e deputada estadual Janad Valcari, Clayzer Duarte, o Nego (ex-PDT); e Josmundo Vila Nova (ex-Podemos). Também Iolanda Castro (ex-PTB), que foi para o Republicanos, partido que tende a apoiar Janad. Mas também manteve e trouxe para mais próximo outro parlamentar, Márcio Reis (ex-UB), que se filiou ao PSDB.
VALTÔNIA COM EDUARDO SIQUEIRA
Outra baixa é da líder comunitária e suplente do PSDB na Câmara, Valtônia, que ingressou no Podemos e vai apoiar a pré-candidatura a prefeito de Eduardo Siqueira Campos.
RECADO A INSATISFEITOS
O ato duro também foi visto como recado para os insatisfeitos com a decisão do PSDB de filiar o pré-candidato a prefeito e deputado estadual Júnior Geo (ex-Podemos). Na Câmara, como a coluna Em Off vinha informando, há fortes resistências ao nome dele como candidato do grupo. Os três vereadores tucanos — o próprio presidente da Casa, José do Lago Folha Filho, Major Negreiros e Eudes Assis –, por exemplo, defendiam que o PSDB se aliasse à pré-candidatura do ex-prefeito Carlos Amastha (PSB).
SÓ NO BURBURINHO
Inclusive, apesar dos burburinhos de bastidores, ainda não houve nenhuma manifestação oficial sobre a filiação de Geo — nem dele próprio, nem do PSDB.
BARULHO POR DESERÇÕES
Os críticos, por outro lado, veem no ato uma tentativa de Cinthia de fazer barulho em torno de si por causa das deserções que sofreu.
PRÉ-CANDIDATOS
Duas exonerações já eram dadas como certas, a do secretário de Governo e Relações Institucionais, Fabrício Viana, pré-candidato a prefeito de Paranã, cidade que já governo; e a da secretária executiva da pasta, Elaine Rocha, que é pré-candidata a vereadora em Palmas.
RECOMPOSIÇÃO COMEÇA NA SEGUNDA
Conforme a Secretaria da Comunicação de Palmas, a partir de segunda-feira, 8, a prefeita Cinthia Ribeiro iniciará a recomposição da gestão, reconduzindo aqueles que não irão disputar as eleições e anunciando novos nomes para compor a equipe, inclusive de pastas que estavam desocupadas.