Nas campanhas nas redes sociais, um dos temas que movimentaram dois dos candidatos nos últimos dias foi uso da bicicleta na Capital. A prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) lembrou que Palmas é “a capital das bikes”, e avaliou que esta condição foi reforçada durante este período de pandemia. “Temos feito ciclovias na cidade inteira, mas só que isso não basta”, reconheceu.
Dois grandes bikes parks
Cinthia disse que quer criar dois grandes bikes parks, um na serra, passando pelo Limpão; e outro ligando o Parque Cesamar ao Parque dos Povos Indígenas, no chamado Parque Linear.
Integrar com o transporte coletivo
A prefeita ainda afirmou que pretende integrar as bicicletas com o transporte coletivo, criando nas estações de ônibus áreas seguras para guardar as bicicletas. “Assim como vamos criar novas áreas para treinamento do ciclismo profissional e apoiar essa atividade. Vamos reforçar também as campanhas de educação no trânsito e aumentar a fiscalização para salvar vidas”, prometeu Cinthia.
Só falar que é a capital da bike não basta
Quem já rebateu a prefeita foi um candidato ciclista, Marcelo Lelis (PV), que é pedaleiro conhecido nas redes sociais. Ele primeiro criticou em posts no Twitter a fala de Cinthia: “Não adianta só falar que Palmas é a capital da bike. Só 18 km de área para ciclistas que são basicamente pintura no chão, sem segurança nenhuma”.
Mais que pintar o chão
Lelis defendeu linhas de ciclovias e ciclofaixas bem sinalizadas e integradas. “No plano de governo falamos disso”, afirmou. O candidato lembrou que muita gente usa bike para se locomover. Assim, postou ele no Twitter, “investir em um modal de transporte sustentável é uma ótima saída no quesito sustentabilidade”. “Roteiros e integrados com o funcionamento da cidade podem sim ser feitos, com estudo e planejamento. Precisamos mais que pintar o chão”, reforçou.
Assista o vídeo de Cinthia:
Confira os posts de Marcelo Lelis: