Com a divulgação das imagens do atentado golpista de bolsonaristas ao Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal (STF) neste domingo, 8, internautas começaram a identificar a participação de servidores de Palmas e aproveitaram para cobrar nas redes sociais providências da prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB), que prontamente garantiu a devida apuração.
SERVIDORAS EM ATO TERRORISTA
Os internautas apontaram a participação da dentista Yette Nogueira, servidora lotada na Capital, que admite em vídeo estar acampada em Brasília há, pelo menos, 66 dias, e mesmo assim recebeu os vencimentos de dezembro. A servidora ainda foi candidata a deputada federal pelo PMB em 2022, recebendo apenas 1.072 votos. Ela não declarou bens. Outra funcionária municipal identificada pelo coletivo Somos foi a professora Janne Mota Magalhães.
VERGONHA PARA PALMAS
Cinthia Ribeiro respondeu aos apelos. A prefeita informou ainda no domingo, 8, que determinou às Secretarias da Saúde (Semus) e de Planejamento e Desenvolvimento Humano (Seplad) para levantarem todas as informações necessárias, incluindo a frequência. “Consultei a PGM [Procuradoria Geral] sobre o caso em questão e a imediata abertura de PAD [processo administrativo]. Espero que a servidora já tenha sido presa em flagrante. Uma vergonha para Palmas”, escreveu. A tucana ainda completou em uma outra publicação. “Se houverem outros efetivos como ela, passarão pelo mesmo processo. Se houverem comissionados serão exonerados de imediato”, reforçou.
MAIS UMA CANDIDATA IDENTIFICADA
Ao menos mais uma tocantinense foi identificada na invasão, Conceição Aparecida Fregolão Kreuscher, que se candidatou a deputada estadual em 2022 pelo Partido Liberal – o mesmo de Jair Bolsonaro – sob o nome de “Conceição do Agro”. A liberal declarou ter R$ 19.966.320,28 e angariou 2.772 votos.
ESTADO TAMBÉM APURA
O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) também determinou a investigação de possível participação de servidores do Estado nos atos terroristas. Se confirmado, o funcionário será submetido a processo e poderá será punido. Wanderlei condenou em nota nesse domingo as ações terroristas em Brasília. “A Democracia se faz respeitando as opiniões divergentes e o contraditório. As cenas lamentáveis vistas em Brasília na tarde deste domingo não representam os ideais do nosso Povo. O Governo do Tocantins se junta aos demais Estados Brasileiros na defesa da Democracia e para colaborar no restabelecimento e manutenção da ordem pública”, afirmou Wanderlei.
Veja as denúncias dos internautas: