A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), surpreendeu ao participar nesta quarta-feira, 25, da sessão da Câmara. Na ocasião, a tucana assistiu um pedido de impeachment contra o mandato ser arquivado pelo presidente do Poder Legislativo, Folha Filho (PSDB). Ato contínuo, a gestora prometeu enviar projeto para aumentar o pedaço do Orçamento da Capital para a destinação das emendas parlamentares.
PEDIDO DE IMPEACHMENT
Antes da palavra ser cedida à prefeita, Folha Filho revelou que a Casa de Leis recebeu de um cidadão o pedido de abertura de processo de impeachment contra Cinthia Ribeiro referente aos episódios investigados nas operações “Segundo Plano” e “Plano Inserto”. No caso, o vereador fez questão de ler o arquivamento do processo. “Para mostrar à sociedade que a Câmara é realmente independente. Nós sempre trabalhamos para que o processo legal seja exercido. A senhora não tem nada a ver com isso e por isto arquivamos”, pontuou.
PRESENTE PARA A GESTÃO
Folha Filho ainda classificou a medida como um “presente para a gestão”. “Entendendo que o Poder Público tem que agir com responsabilidade e comprometimento, e a sociedade precisava entender que a Câmara não vai se comportar aliado a nenhum sistema político, ao desejo de ninguém”, emendou.
PAZ PARA CONTINUAR TRABALHANDO
Cinthia Ribeiro falou em seguida e comemorou o anúncio do arquivamento. “O dia de hoje afasta as nebulosas nuvens de incerteza sobre Capital, com esta ação da Casa de Leis, e traz aquilo que de fato nós precisamos, paz para continuar trabalhando. Não é justo com a nossa cidade ficar sempre preocupada se existe motim, se existem alguns atores – que colocam a cara e outros nem sempre – envolvidos em denúncias, gerando uma demanda grande para o Judiciário, mas mais do que isto, instabilidade para os Poderes e para a classe política”, avaliou.
QUE TEMPO OBSCURO FIQUE NO PASSADO
A chefe do Poder Executivo da Capital aproveitou do arquivamento do impeachment e fez um apelo para que as relações políticas no Tocantins voltem à normalidade. “Quer de fato estar no lugar de qualquer um de nós? Dispute e ganhe. Eleição tirada no tapetão, durante 16 anos assistimos as consequências disso. O Estado poderia estar muito à frente do que está hoje. […] Que este tempo obscuro, de armar motim para retirar, afastar governador, prefeito, fique no passado. […] Desejo muito que o governador Wanderlei Barbosa venha a quebrar este círculo vicioso que se instalou”, afirmou.
DESFEITO O PALANQUE, GOVERNAMOS PARA TODOS
No discurso, a prefeita também abordou o relacionamento do Paço com o Poder Executivo. “A nossa relação com a Câmara nunca, e jamais será, de subserviência, mas sempre de respeito e independência política. Desfeito o palanque, governamos para todos”, pontuou.
AUMENTO DAS EMENDAS
Um dos destaques do pronunciamento da prefeita foi o anúncio de que o Comitê Gestor do Paço já analisa uma proposta para aumentar de 1,2% para 2% a fatia do Orçamento da Capital para as emendas impositivas. Sobre a iniciativa, Cinthia Ribeiro garantiu que adotaria a medida mesmo se a oposição fosse maioria. “Divergimos do ponto de vista político, ideológico, mas uma coisa é fato, algo nos une, que é muito maior do que isto: a cidade de Palmas”, argumentou. A tucana afirmou as indicações para cada parlamentar subirá de R$ 1,1 milhão para R$ 1,8 milhão, mas não ficou claro se esta conta ainda leva em consideração as atuais 19 cadeiras ou as futuras 23 da próxima legislatura.
RUMO OPOSTO AO PALÁCIO
Com isso, ela ruma no sentido oposto do Palácio Araguaia, que rejeita uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do marido da prefeita, o deputado estadual Eduardo Mantoan (PSDB), que eleva dos mesmos 1,2% para 2% o montante de emendas individuais da Assembleia. Agora, os parlamentares tentam convencer o governo do Tocantins a aceitar 1,6%, mas a disposição do Palácio é ceder no máximo 1,3%.
Confira a íntegra do discurso da prefeita: