O governador Mauro Carlesse (PHS) vai receber às 17 horas desta quinta-feira, 21, uma comitiva de Palmas liderada pela prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB). O motivo da visita é pedir que o Estado isente as empresas de ônibus coletivo do ICMS sobre o óleo diesel.
Cinthia vai ocupar o Palácio Araguaia com um “esquadrão feminino”, várias mulheres do Paço: a presidente da Agência de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos de Palmas (ARP), Juliana Nonaka Aravechia Costa; a procuradora-geral do município, Fernanda Cristina Nogueira de Lima; e as secretárias Welere Gomes Barbosa (Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana) e Deboráh Lôbo (Comunicação).
Como o CT antecipou esta semana, o vereador Moisemar Marinho (PDT), representante da Câmara no Conselho Municipal de Acessibilidade, Mobilidade, Trânsito e Transporte (CMAMTT ), propôs um acordo para que não fosse necessário o reajuste da tarifa. A ARP abriria mão dos 5 centavos embutidos, a título de tarifa de fiscalização; o Estado dos 17% dos ICMS e empresa absorveria os 2% de reposição inflacionária.
A prefeita já garantiu que a ARP renunciará aos 5 centavos e empresa aos 2% de correção. Assim, resta agora o governo do Estado aceitar reeditar a Medida Provisória que prevaleceu até 2017, garantindo a isenção do ICMS sobre o óleo diesel.
Essa vai ser a missão das mulheres da Prefeitura de Palmas na audiência com Carlesse.