O empresário Vanderlei Luxemburgo (PSB), pré-candidato ao Senado, recebeu nesta quarta-feira (18) um grupo de protetores de animais que integram uma pré-candidatura coletiva à Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto).
Na reunião, os protetores disseram ao empresário e pré-candidato ao Senado, que a proteção animal precisa estar na pauta de todos os que estão pleiteando um cargo eletivo no pleito de 2022, inclusive os que almejam uma cadeira de senador.
Mariana Almeida, do projeto MaryCatsPalmas, comentou que os casos de maus-tratos estão cada vez mais frequentes, e é urgente os parlamentares debaterem políticas públicas para a proteção animal em todos os níveis do Poder Legislativo.
A protetora Giane Oliveira, do projeto Arca da Vida, acrescentou que os protetores e protetoras do Tocantins estão exaustos, e certamente estão ansiosos por conhecer propostas de políticos em defesa dos animais. “Hoje, a sociedade está mais consciente, e sabe que os cuidados com os animais, além de ser uma questão de humanidade, está diretamente ligada à saúde pública. Quanto mais animais vivem nas ruas, sem assistência, sofrendo e procriando sem parar, maiores as chances de as pessoas serem infectadas por zoonoses”, afirmou Giane.
O ex-técnico da Seleção Brasileira concordou com as protetoras e disse que tem um carinho enorme pelos pets, revelando que cria dois vira-latas que foram retirados das ruas. Ele disse que está disposto a contribuir para que a proteção animal seja colocada na pauta do debate político local.
Vanderlei vai enfrentar nomes fortes na política do Tocantins, como a senadora Kátia Abreu (PP), que vai tentar a reeleição, a deputada federal Professora Dorinha (União Brasil), que aparece à frente nas últimas pesquisas, os ex-governadores Marcelo Miranda (MDB) e Mauro Carlesse (Agir), caso consiga reverter na Justiça a sua inelegibilidade, além do ex-senador Ataídes Oliveira (PROS). (Da assessoria de imprensa)