O deputado estadual Júnior Geo (PSDB) teve a candidatura a prefeito de Palmas homologada na noite desta segunda-feira, 5, no auditório da Escola Almirante Tamandaré. O parlamentar vai para a disputa do Paço com a atual gestora Capital, Cinthia Ribeiro (PSDB), como principal cabo eleitoral. A coligação “O Futuro Chegou” conta com o PSDB e Cidadania, que estão federados; PT, PV e PCdoB, que formam a federação Brasil da Esperança, e o PSD, que foi a novidade entre os aliados. O destaque fica para a indefinição sobre a vaga de vice da majoritária.
CONTINUIDADE AO BELÍSSIMO TRABALHO DE CINTHIA
A convenção também foi prestigiada pelo presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo. “A eleição do Júnior Geo, de continuidade ao belíssimo trabalho para Cinthia, vai ser muito importante para Palmas”, avaliou.
VICE SURPRESA NESTA TERÇA
Em entrevista logo após a convenção, Júnior Geo fez mistério e se esquivou sobre a vaga de vice-prefeito na chapa. “Vai investindo aí que amanhã nós vamos ter surpresa positiva viu, e notícia muito boa”, disse à imprensa. Provocado se havia alguma dúvida sobre o nome, o candidato negou. “Nenhuma. Nós temos novidades, nós queremos apenas que vocês fiquem na expectativa. O anúncio vai ser amanhã [terça-feira, 6]. Vamos investir, vamos na aposta”, brincou o tucano.
CONTINUIDADE DA PREFEITA QUE PREPAROU PALMAS PARA O FUTURO
Júnior Geo elogiou bastante a gestão de Cinthia Ribeiro e se colocou como continuidade deste projeto, destacando que a aliada deixou “o sarrafo alto”. A prefeita que preparou o Palmas para o futuro, e esse futuro, com toda a humildade, chegou agora com a nossa união. Chegou porque nós temos aqui um grupo que sonha com uma Palmas decente, que seja voltada para a população, para os interesses coletivos, e não para os interesses particulares de um pequeno grupo. Estamos aqui pensando numa cidade daqui a 5, 10, 15, 20, 30 anos à frente” afirmou
PALMAS NÃO ESTÁ À VENDA
Um dos principais temas do discurso de Júnior Geo foi a defesa da honestidade da população diante de campanhas com alto poder financeiro. “Palmas não está à venda, não está querendo combustível, geladeira, ar condicionado, máquina de lavar, como já fizeram entrega por aí. […] O que Palmas deseja é gente equilibrada, que tenha bom senso, que não humilha o outro. Gente que pega na mão, tem empatia, abraça se necessário para confortar quem mais precisa. […] A cidade de Palmas não está sendo negociada, não está à venda e não vai ser vendida”, decretou.
GEO ENCONTROU SEU BANDO
Júnior Geo, que precisou se desfiliar do Podemos para garantir a candidatura ao Paço da Capital, defende ter encontrado seu grupo no PSDB. “Eu tinha medo. Talvez por isso muitos falavam assim: ‘Caititu fora de bando, é comida de onça’. […] Agora eu tenho bando, está aqui ó. Venho pensando cada vez o quanto é importante estar num grupo de pessoas sérias, corretas, dignas”, afirmou o candidato, que acrescentou que “em nenhum momento” lhe pediram algo que “não fosse republicano” para concretizar as composições. “Me exigiram seriedade, compromisso, lealdade, e é exatamente em cima disso que eu fui criado, nestes princípios”, acrescentou.
CRÍTICAS AO PODEMOS
O tucano também lembrou do imbróglio com o Podemos. Antes no Partido Social Cristão (PSC), Júnior Geo viu-se incorporado à sigla, que ignorou sua pretensão ao Paço e optou por Eduardo Siqueira Campos (Podemos). “Eu tinha uma tratativa de ser candidato e trouxeram outro para não deixar. Entrei na Justiça e o TRE [Tribunal Regional Eleitoral] me deu sete votos a zero para sair do partido em que eu estava e caminhar por onde tivesse interesse. Estão recorrendo a Brasília para tentar me caçar ao mandato, mas isso é outra história. Já vou ser prefeito, pode levar”, provocou.
PRINCÍPIOS NÃO SE NEGOCIAM
O parlamentar citou como exemplo as derrotas que teve na Assembleia Legislativa (Aleto) como exemplo do seu forte posicionamento. Apesar de criticar a forma como a ampla maioria dos colegas acompanha o Palácio Araguaia, o exemplo utilizado foi a extinção de delegacia e remoção de delegados em 2019, na gestão de Mauro Carlesse, o que não abrange o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) e o deputado Eduardo Mantoan, que assumiu em 2023. “Já me perguntaram diversas vezes se eu não cansava de ser derrotado no voto, porque, muitas vezes, fiquei votando sozinho e 23 do outro lado. O exemplo disso foi para extinguir uma Delegacia de Combate à Corrupção. 23 votaram pela sua extinção, eu estava sozinho. Quando removeram os delegados da sua função das investigações que faziam, 23 votaram de um lado, eu estava sozinho. E eu não me importo, porque derrotado seria eu se me acabasse e caminhasse daquele lado. Princípios não se negociam”, afirmou.
SOU PROFESSOR DE SALA DE AULA, NÃO DONO DE ESCOLA
Júnior Geo não deixou de alfinetar adversários do pleito, e a escolhida foi a colega de Aleto, Janad Valcari (PL), que também se coloca como educadora. “Eu sou professor há 25 anos, e é de sala de aula. Não sou dono de escola pra dizer assim: por ser dono de escola você é professor. Não. É sala de aula mesmo”, decretou.
CINTHIA: PALMAS NÃO COMPACTUA COM QUEM TEM CNPJ PARA TUDO
Principal cabo eleitoral de Júnior Geo, Cinthia Ribeiro o cumprimentou como “próximo prefeito de Palmas”. A atual gestora seguiu com o discurso sobre o assédio de campanhas e exaltou o perfil do correligionário em comparação a outros, sem citar nomes. “O seu plano, Geo, é pela cidade, não pode ser pessoal. Jamais. Essa cidade não nasceu para ser negociada, não está à venda. O caráter das nossas pessoas, a nossa história, o símbolo de honestidade que caminha por essas ruas não compactua com quem tem CNPJ para tudo. […] Você é professor, tenho muita honra da sua história. Tem um casamento de verdade, tem filhos que você não esconde de ninguém, que não tá por trás de nenhum CNPJ. Você tem um projeto comigo e com todas essas pessoas que estão validando e referendando o seu projeto para a sociedade”, hipotecou a também presidente estadual do PSDB.
CINTHIA SUGERE AMASTHA NO PALANQUE DE GEO
Apesar de não citar o presidente do Partido Socialista Brasileiro (PSB) no Tocantins, Carlos Amastha, que recuou do plano pelo Paço para candidatar-se a vereador, Cinthia Ribeiro parece ter sugerido uma possibilidade de estarem no mesmo palanque. “O sonho que é bom é sonhado sozinho. Nós vamos compartilhando no decorrer do tempo. Não temos inimigos e nem temos tempo para discutir política pequena. Temos adversários momentâneos de palanque, que pensam diferente de nós ou que pensam um pouco parecido, mas que quando o propósito é Palmas não pensam duas vezes para fazer a sua defesa. […] Ainda não estou validada pelo presidente de uma outra sigla, de uma outra legenda muito importante, alguém que está gravado na minha história também. Mas se tem algo que eu guardo para essa minha vida é gratidão e eu espero que essa pessoa no nosso palanque também”, projetou.
IRAJÁ COM GEO E PRESTÍGIO DA DIREÇÃO NACIONAL
À frente do Partido Social Decomcrático (PSD), o senador Irajá Silvestre confirmou a sigla no palanque tucano. “Vamos vencer as eleições no dia 6 de outubro. “Nós que estamos ao seu lado, não estamos preocupados com a fotografia do palanque com a presença de tantas pessoas. As fotos que queremos são das obras que vai realizar como prefeito. Esse é o compromisso que esperamos de você. Homem ficha limpa, mãos honradas, que tem uma história bonita com o nosso Estado”, exaltou. Ainda discursaram o deputado estadual Eduardo Mantoan (PSDB), além de João Helder Vilela (PT) e Roberta Tum (PCdoB), ambos pela federação Brasil da Esperança. Candidatos a vereador também tiveram oportunidade de fazer uma breve fala.
Confira imagens da convenção: