Uma carta ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, assinada por 20 governadores – incluído o tocantinense Mauro Carlesse (sem partido) – aborda a preocupação com a crise climática. Os gestores destacam no documento que pertencem a uma variedade de partidos e representam 87% do território nacional, mas que estão em consenso no sentido de construir de forma colaborativa “soluções em defesa da humanidade e de todas as espécies de vida que estão ameaçadas”. A informação é da jornalista Miriam Leitão, de O Globo.
Governadores pelo clima
Conforme o veículo, os gestores se autointitulam como “governadores pelo clima”. A carta elogia o retorno dos Estados Unidos ao Acordo de Paris, destacam a necessidade de reduzir a emissão dos gases do efeito estufa, bem como o desmatamento. O documento também cita a inclusão do combate à desigualdade em meio a pauta climática e defende fundos brasileiros com “resultados rápidos e verificáveis” no âmbito ambiental.
Assinaturas
A carta também traz a assinatura dos governadores: Gladson Cameli (PP), Acre; Renan Filho (MDB), Alagoas; Waldez Goés (PDT), Amapá; Wilson Miranda (PSC), Amazonas; Rui Costa (PT), Bahia; Camilo Santana (PT), Ceará; Renato Casagrande (PSB), Espírito Santo; Ronaldo Caiado (DEM), Goiás; Flávio Dino (PCdoB), Maranhão; Romeu Zema (Novo), Minas Gerais; Mauro Mendes (DEM), Mato Grosso; Helder Barbalho (MDB), Pará; João Azevedo (Cidadania), Paraíba; Paulo Câmara (PSB), Pernambuco; Wellington Dias (PT), Piauí; Cláudio Castro (PSC), interino do Rio de Janeiro; Fátima Bezerra (PT), Rio Grande do Norte; Eduardo Leite (PSDB), Rio Grande do Sul; Belivaldo Chagas (PSD), Sergipe; e João Dória (PSDB), São Paulo.