A Prefeitura de Paraíso do Tocantins anunciou ter aderido ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf). Com a reestruturação, produtos de origem animal registrados no Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal (SIM/POA) também podem ser comercializados em todo o território tocantinense. “A adesão traz impactos diretos para a economia local, permitindo que agroindústrias familiares com cadastro no SIM que requeiram o selo do Susaf ganhem equivalência sanitária e conquistem novos espaços de mercado, possibilitando um aumento na geração de empregos e renda”, pontua o secretário de Agricultura e Pecuária, Wedson Araújo. Ou seja, ainda é necessário requerer o Susaf.
ESTIMULA FORMALIZAÇÃO DE AGROINDÚSTRIAS
A médica veterinária do município, Ranielly Mendonça, explica que com a adesão ao Susaf, além do estímulo à formalização das agroindústrias, a medida fortalece o papel fiscalizador do município e reforça a confiança do consumidor ao garantir que os produtos de origem animal – como carnes, leite, ovos, pescados, mel e derivados – cumpram rigorosamente os padrões sanitários exigidos. O registro no SIM não é facultativo. “É importante reforçar que a empresa com registro apenas no SIM só pode comercializar seus produtos dentro do município de Paraíso do Tocantins. Para comercializar para outros municípios do estado, é necessário requerer o selo do Susaf”, esclarece ainda.
SUSAF
O Susaf-TO foi criado pelo Estado com o objetivo de garantir a equivalência entre os serviços de inspeção municipais e o estadual, padronizando os critérios de registro, inspeção e fiscalização sanitária. Com isso, os pequenos produtores familiares e artesanais, que atendam às exigências legais e sanitárias, ganham acesso a um mercado mais amplo.