A Associação Tocantinense de Municípios (ATM) avalia que o cenário com o novo Coronavírus (Covid-19) é de incertezas e a cautela e prudência devem ser adotadas. “Estamos vendo situações críticas ocorrendo em países asiáticos e europeus e precisamos antecipar nossas ações e prevenir um contágio em larga escala no Brasil. Para tanto, é fundamental as ações em nível municipal. Logo, a ATM orienta as gestões locais para a adoção de medidas que já vem sendo apresentadas em outros Estados”, recomendou o presidente da ATM e prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano (PDT).
Equilíbrio e responsabilidade
A entidade expediu nota técnica aos municípios associados sobre como proceder administrativa e estrategicamente diante da pandemia. A ATM defendeu que os gestores tenham equilíbrio e responsabilidade na adoção de medidas de enfrentamento ao novo vírus.
Cancelamento de festas e feiras
Outra orientação é sobre a suspensão e/ou cancelamento de eventos previstos para ocorrerem nos próximos 30 dias, como festas em comemoração ao aniversário e/ou padroeiro do município. A medida se aplica também as feiras agropecuárias previstas para esse período, o que também foi recomendado pela Federação da Agricultura e Pecuária (Faet).
Hotel e sede fechados
A entidade está fechando as dependências do Hotel ATM e da sede administrativa. Os colaboradores deverão trabalhar de forma remota. Nessa terça-feira, 17, a ATM expediu portaria aos associados e colaboradores informando a determinação da diretoria em suspender por 15 dias corridos.