Rebaixado?
Nos corredores da Prefeitura de Palmas, a leitura que se faz da “dança das cadeiras” promovida pela prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) é de que seu homem-forte, Guilherme Ferreira da Costa, teve um papel reduzido na gestão. Além de ter deixado um núcleo de Poder do mais alto patamar, a Secretaria da Casa Civil, um amigo indicado por Guilherme, Carlos Gardel Ribeiro, foi exonerado da presidência da Agência de Tecnologia da Informação (Agetec).
Ressurgiu
Em época de Páscoa, a ressurreição no Paço foi do novo secretário da Casa Civil, Edmilson Vieira das Virgens. No final do ano passado, ele se desgastou numa briga de poder para tentar concentrar o orçamento em suas mãos, ao lado da então secretária municipal de Planejamento e Desenvolvimento Humano, Fernanda Rodrigues da Silva, que acabou sendo demitida. Eis que agora Edmilson ressurge das cinzas como homem-forte da gestão Cinthia.
Três secretários de Governo
Um problema que se diz, a boca pequena, que a prefeita ainda tem para resolver é na Secretaria de Governo. Isso porque, na prática, hoje três nomes de alguma forma exercem a função; o secretário de fato, Carlos Braga; o secretário extraordinário de Assuntos Estratégicos, Captação de Recursos e Energias Sustentáveis, César Guimarães; e o noivo de Cinthia, o advogado Eduardo Mantoan, ainda que esteja fora da gestão.
Núcleo de Brasília
De toda forma, no frigir dos ovos, o resumo que se faz da “dança das cadeiras” é que o chamado núcleo de Brasília saiu enfraquecido. Carlos Gardel Ribeiro deixou a gestão, César já tinha sido colocado numa pasta pouco expressiva e Guilherme também teve seu campo de atuação reduzido. Desse núcleo continua muito bem, obrigado, a secretária de Comunicação, Deborah de Miranda Lobo.
Sem quórum
Por três sessões consecutivas, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) não consegue quórum para deliberar sobre o pedido de CPI da BRK Ambiental, feito pelo vereador Filipe Fernandes (DC). Nessa terça-feira, 23, houve outra tentativa. Em vão. O presidente, Lúcio Campelo (PR), tentará uma extraordinária na tarde desta quarta-feira, 24.
Mal formulada
O pedido deve ser rejeitado por 3 votos a 2, conforme a expectativa dos bastidores da Câmara. Quem leu a peça diz que foi muito mal formulada. Haveria motivos fortes para a instalação da CPI, mas faltou melhor embasamento técnico.
Para pensar
A BRK Ambiental evita de toda forma se submeter à nova Agência de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos de Palmas (ARP). Em reuniões, seus representantes ignoram a presença da agência da Capital e se remetem somente à Agência Tocantinense de Regulação (ATR). Na Justiça, faz todos os esforços para não reconhecer a autonomia da ARP para fiscalizar a empresa. Fica a pergunta: por quê?
Quer ser candidato
O deputado estadual Júnior Geo (Pros) tem afirmado em conversas que pretende disputar a Prefeitura de Palmas em 2020. Ele foi vereador por dois mandatos na Capital e deixou a Câmara em fevereiro ao chegar à Assembleia com as eleições de outubro do ano passado.
Aval de Eli Borges
Os bolsonaristas do Tocantins estão pra lá de satisfeitos com o deputado federal Eli Borges (SD). Ele que fez a ponte entre o grupo destituído do Estado com a executiva nacional do PSL. Com o aval de Eli, defendem, o retorno do partido às mãos dos bolsonaristas foi garantido.
MDB de Gurupi em eleição
O MDB de Gurupi se reunirá às 18 horas desta quarta-feira, 24, para definir a data da eleição do diretório em maio. O atual presidente, Valter Júnior, disse à coluna que deve disputar a reeleição. A oposição a ele, que é grande na cidade, sobretudo dos vereadores, não disse se vai colocar algum nome para concorrer.
Marcha sem destaque
A União dos Vereadores do Brasil (UVB) realiza desde essa terça-feira sua Marcha a Brasília, que segue até sexta-feira, 26. Centenas de parlamentares do Tocantins participam, apesar de a União dos Vereadores do Tocantins (Uvet) não ter dado nenhuma visibilidade ao evento.
Por Moisés da Sercon
De Miracema, 10 dos 11 vereadores participam da marcha. Eles aproveitaram para fazer uma manifestação para que o caso do assassinato do prefeito Moisés da Sercon seja elucidado. O crime ocorreu em agosto e até nenhuma solução parte da Polícia Civil. O presidente da Câmara, Edilson Tavares (MDB), afirmou em vídeo nas redes sociais, segurando uma faixa com os colegas de Legislativo, que pretende ir ao STF, ao ministro Sérgio Moro (Justiça e Segurança Pública) e até ao presidente Jair Bolsonaro pedir agilidade na solução do caso.
Assista o vídeo:
Fechamento de fórum – As Secretarias Municipais de Educação e de Assistência Social de Almas estão convidando a comunidade para uma caminhada na sexta-feira, 26, com concentração às 16 horas, na Praça da Rodoviária, pelo não fechamento do Fórum da cidade.
Selo Arte – O vereador Ivanilson Marinho (MDB) está pedindo que o secretário de Saúde de Gurupi, Gutierres Torquato, cumpra, através da vigilância Sanitária, o Decreto Lei nº 13.680, de 14 de junho de 2018, que dispõe sobre o processo de produção dos produtos alimentícios de origem animal produzidos de forma artesanal. Segundo ele, o requerimento visa garantir que os produtos não sejam retirados da comercialização até a identificação por meio do Selo Arte.
Mãe Zefinha – Após um investimento de mais de R$ 130 mil de recursos do próprio município, o prefeito de Colinas, Adriano Rabelo (PRB), entregou a reforma do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Josefa de Almeida Costa na manhã dessa terça-feira. Segundo Rabelo, o nome da Escola é uma homenagem à mãe da vereadora Raimundinha, dona Josefa de Almeida Costa (Mãe Zefinha), que fez história, contribuiu e lutou pela educação infantil em Colinas.
Justiça fiscal – O vereador Filipe Fernandes usou a tribuna da Câmara de Palmas nessa terça-feira para elogiar o secretário executivo de Finanças, Rogério Ramos. Conforme o parlamentar, Ramos contribuiu para o diálogo entre a Casa de Leis e o Executivo, o que garantiu justiça fiscal no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) deste ano.