A deputada estadual Janad Valcari (PL) também entrou no debate sobre o aumento da criminalidade em Palmas, que neste ano já registra 80 homicídios. A parlamentar argumentou em duas frentes: a necessidade de convocação dos aprovados no concurso da Guarda Metropolitana (GMP) e a defesa de ações conjuntas das forças de segurança na Capital.
SOLICITAÇÃO PERTINENTE
Em ofício ao secretário de Segurança e Mobilidade Urbana da Capital, Agostinho Araújo, Janad Valcari, solicitou o reforço da corporação municipal com a convocação imediata de aprovados no concurso, realizado em abril e que ofertou 100 vagas, sendo 50 imediatas e 50 para cadastro de reserva. “Tal solicitação é pertinente, visto da falta de patrulhamento completo na cidade para garantir a segurança dos nossos equipamentos públicos e consequentemente na segurança de nossa população”, afirmou.
AÇÕES CONJUNTAS
Já em requerimento ao Palácio Araguaia, a parlamentar pede que sejam realizadas ações conjuntas entre as corporações de segurança: Polícia Militar (PMTO), Civil e Guarda Metropolitana. “Os dados mostram que do início do ano até a última terça-feira, 6, foram registrados 80 homicídios em Palmas. O número representa 43,47% do total de assassinatos em todo o Estado, enquanto no mesmo período do ano passado, foram registrados 23 homicídios na Capital”, ilustrou. Janad Valcari também solicitou a entrega de mais armamento e viaturas. “Isso proporciona um ambiente mais seguro para os cidadãos, dissuadindo criminosos potenciais e facilitando a resposta rápida a incidentes”, defendeu.