A estratégia do BBB deu certo e o vereador Marilon Barbosa (Republicanos) foi eleito no início da tarde desta quarta-feira, 1º, presidente da Câmara de Palmas com 12 votos contra 11 para José do Lago Folha Filho (PSDB). Marilon já havia presidido o Legislativo da Capital no biênio 2019-2020. A sessão foi bastante tumultuada, com bate-bocas, e quase houve uma agressão do agora presidente eleito contra o vereador Márcio Reis (PSDB), que presidiu os trabalhos.
TUDO FICOU BEM
Depois de votar, Marilon abraçou Márcio, que devolveu a carinho, e tudo acabou bem entre eles.
PODE SER JUDICIALIZADA
No entanto, Folha deu sinais de que a eleição da Câmara pode de novo ser judicializada. Ele anunciou ter protocolado pedido de de impugnação da chapa de Marilon porque foi inscrita antes da posse formal dos vereadores. Folha defende que isso feriu o Regimento Interno da Câmara. A última eleição da mesa, em 30 de junho de 2022, foi judicializada pelo candidato derrotado e hoje ex-vereador Jucelino Rodrigues (PL).
PERDEU UM VOTO
Há cerca de 15 dias, o grupo de Marilon anunciou que tinha 13 votos. Inclusive, foi gravado um vídeo deles declarando esse voto no agora presidente eleito. No entanto, no domingo, 29, Josmundo Vila Nova (PL) decidiu passar para a base prefeito eleito Eduardo Siqueira Campos (Podemos) e votar em Folha.
BBB
O grupo de Marilon foi confinado num hotel no sábado, 28, em Lagoa da Confusão, com celulares confiscados. Segundo a coluna apurou, na noite dessa terça-feira, 31, os “BBBs” foram trazidos de ônibus para um hotel em Palmas. Na manhã desta quarta-feira foram pegos e transportados de ônibus para a Câmara, com fortes seguranças cuidando dessa “carga”.