O estande do Tocantins na 25ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte) movimentou um total de R$ 323.135,00. Entre os dias 9 e 20 de julho, 5.961 peças foram vendidas e outras 4.348 foram encomendadas. O evento contou com a participação de oito artesãos tocantinenses, todos selecionados por meio de edital público lançado pela Secretaria da Cultura (Secult). A programação foi realizada em Olinda (PE).
ARTESÃOS TOCANTINENSES
O estande tocantinense foi um dos quatro contemplados com uma área de 40 metros quadrados. O espaço recebeu peças produzidas em jatobá, capim dourado, fibras de buriti, sementes, madeira, cerâmica tradicional do povo Karajá, além de cerâmicas do município de Gurupi e bonecas as ritxokôs da etnia Karajá.
VISIBILIDADE DO ARTESANATO REGIONAL
O secretário da Cultura, Tião Pinheiro, comemorou o resultado e ressaltou que o desempenho evidencia a visibilidade do artesanato regional. “Com a participação do Tocantins em feiras tão importantes como essa, percebemos o quanto as peças oriundas do nosso Estado têm visibilidade e, principalmente, como são requisitadas. Isso é resultado do foco do governo em promover políticas públicas que garantam a viabilidade necessária”, pontuou.
Confira o estande tocantinense:

