Com a Assembleia Legislativa (Aleto) na iminência de promover um novo processo para escolha da Mesa Diretora do 2º biênio, deputados já se movimentam para angariar apoio para o pleito. Atual presidente e reeleito no processo de junho que está em vias de ser anulado, Amélio Cayres (Republicanos) será novamente candidato, mas desta deverá ter a concorrência de Eduardo do Dertins (Cidadania).
POR ENQUANTO UM 12 a 9
Nos bastidores, Amélio Cayres é apontado com 12 votos garantidos, enquanto Eduardo do Dertins teria fechado em 9. Três parlamentares seguem indecisos.
ENTENDA
A Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) prepara a aprovação de uma Resolução para adequar o prazo de realização da eleição da Mesa Diretora para o 2º biênio das legislaturas. Conforme a própria proposta assinada por 18 dos 24 deputados, o objetivo é adequar-se ao recente entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a necessidade da votação ocorrer em período próximo ao início do exercício do mandato. A proposta traz dispositivo para tornar nula a votação realizada em 4 de junho, que reconduziu o deputado Amélio Cayres (Republicanos) à presidência da Aleto.