O deputado Léo Barbosa (Republicanos) foi eleito na tarde desta quarta-feira, 1º, presidente da Assembleia para o biênio de 2025 a 2026. A vaga de primeiro vice-presidente ficou mesmo com Cleiton Cardoso (Republicanos). A segunda vice é da deputada Vanda Monteiro (UB). O primeiro secretário é Fabion Gomes (PL), e o segundo secretário, Eduardo Mantoan (PSDB).
PEC DE AYRES
Com uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) de autoria do ex-deputado estadual e agora deputado federal Ricardo Ayres (Republicanos) aprovada em dezembro, ficou definido que os parlamentares, a partir de agora, elegerão no dia 1º de fevereiro do início da nova legislatura duas mesas diretoras para a Assembleia, uma para o primeiro biênio e outra para o segundo biênio.
PSB PROMETE IR À JUSTIÇA
Para o primeiro biênio, os parlamentares elegeram Amélio Cayres (Republicanos) como presidente e para o segundo, Léo Barbosa. A direção nacional do PSB já prometeu ingressar com uma ação contra a mudança. Em parecer, o ex-juiz e advogado classificou a alteração de “uma inovação perniciosa, que deixa rastros anunciando riscos de expansão, tudo merecendo a pronta e eficaz contenção por parte da Excelsa Corte [o STF]”.
CASA PACIFICADA
Em entrevista à TV Assembleia, o próximo presidente avaliou que as duas eleições de mesas, sem disputa, mostraram que a Casa “está pacificada”. “A Assembleia elegeu 14 deputados por unanimidade em todos os cargos, 7 na primeira legislatura e 7 na segunda legislatura, e não tivemos disputa em nenhum dos cargos, não tivemos nenhum tipo de atrito. Isso mostra que nós temos um plenário amadurecido, de muito diálogo e conciliação”, defendeu Léo Barbosa.
PROSSEGUIMENTO AO TRABALHO DE AMÉLIO
A partir de 2025, Léo afirmou que vai buscar dar prosseguimento àquilo que o presidente Amélio vai fazer neste primeiro biênio. “Vamos buscar aproximar a Casa dos municípios, buscar desenvolver um trabalho em parceria com todos os deputados, dando, assim, protagonismo para a nossa Casa de Leis. Também buscaremos um bom relacionamento entre os Poderes. Enfim, fazendo com que a Assembleia seja bem gerida em todos os aspectos”, afirmou.
Confira como estão as definições para as duas mesas:
Biênio 2023/2024
Presidente: Amélio Cayres (Republicanos)
1º Vice-presidente: Ivory de Lira (PCdoB)
2º Vice-presidente: Gutierres Torquato (PDT)
1º secretário: Vilmar de Oliveira (SD)
2ª secretária: Janad Valcari (PL)
3º secretário: Marcus Marcelo (PL)
4º secretário: Eduardo Fortes (PSD)
Biênio 2025/2026
Presidente: Léo Barbosa (Republicanos)
1º Vice-presidente: Cleiton Cardoso (Republicanos)
1º Vice-presidente: Vanda Monteiro (UB)
1º secretário: Fabion Gomes (PL)
2º secretário: Eduardo Mantoan (PSDB)
3º secretário: Jair Farias (UB)
4º secretário: Winston Gomes (PSD)