Apesar da Recomendação Conjunta aos comandantes-gerais da Polícia Militar, coronel Márcio Barbosa, e do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, coronel Peterson Queiroz de Ornelas, feita pela Procuradoria Regional Eleitoral no Tocantins (PRE/TO) e pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO), os dois fizeram manifestação de cunho eleitoral numa conversa de vídeo com o presidente regional do PL, senador Eduardo Gomes, na presença da candidata do partido a prefeita de Palmas, Janad Valcari. Não se sabe o dia da reunião, mas ocorreu na sede da União dos Militares do Tocantins (Unimil-TO) e o vídeo passou a circular nesse sábado, 21.
“COM A PREFEITA VAI MELHORAR AINDA MAIS”
No trecho da conversa vazado nas redes sociais, coronel Barbosa agradece todo o apoio do senador aos órgãos de segurança do Estado. “Então, os órgãos de segurança têm recebido muito apoio do senhor e a parceria vai continuar. A gente reconhece tudo o que o senhor tem feito. E com a prefeita vai melhorar mais ainda”, avisou.
“AJUDAR A NOSSA PREFEITA”
O comandante dos Bombeiros, coronel Peterson Queiroz de Ornelas, seguiu a mesma linha, de agredecimento e afago à Janad: “O senhor sabe que existe um projeto para aquisição de equipamentos e viaturas. O senhor está à frente dele. Então, eu tenho certeza que no ano que vem vai estar chegando muito material, e ajudar também a nossa prefeita de Palmas”.
JANAD NO VÍDEO
Barbosa avisa ao final do trecho de vídeo que todos os presidentes de associações militares estão ali, e eles acenam. Com o encerramento da conversa, Janad, então, aparece nas imagens sorridente.
MANIFESTAÇÃO VEDADA
Em meados de agosto, a Procuradoria Regional Eleitoral no Tocantins (PRE/TO) e o Ministério Público do Tocantins (MPTO) enviaram aos comandantes da PM e Bombeiros Recomendação Conjunta orientando sobre procedimentos a serem adotados pelas instituições militares nas eleições de 2024. No documento, os dois órgãos ressaltam que é vedada a participação de militares da ativa em atos e manifestações públicas de cunho político-partidário, mesmo que eles não estejam a serviço no momento do evento.