A comissão estadual do Patriota emitiu nota na tarde desta segunda-feira, 11, em que “repudia a exposição de assuntos internos” da sigla na mídia. A nota se refere à divulgação pelo diretório de Gurupi da resolução aprovada no dia 4 para disciplinar as diretrizes para a sua vereadora, Leda Perini, eleita em novembro.
Total autonomia
O documento da comissão estadual não entra em todos os detalhes da resolução, mas claramente é uma manifestação em defesa da plena liberdade de atuação de Leda. “Em Gurupi, nossa vereadora eleita, Leda Perini, tem total autonomia para buscar os melhores projetos para cidade sendo eles da oposição ou do governo”, afirma a nota.
Palavra final com a vereadora
Em relação a nomeação de cargos no gabinete da vereadora, que, pela resolução do dia 4, o Patriota da cidade teria direito a 50%, a comissão estadual diz que “o partido municipal poderá indicar alguns nomes, mas a definição, após análise técnica, será da vereadora”.
Independente
A resolução do diretório local definiu que a parlamentar deve ser independente na Câmara, isto é, nem oposição nem situação. No dia 1º, contudo, Leda foi apresentada como parte da base da prefeita Josi Nunes (Pros). Inclusive, a vereadora votou no candidato de Josi a presidente da Câmara, Jair Sousa (Pros). Mais ainda: Leda foi colocada na chapa governista como candidata a primeira secretária.
Admite compor governo Josi
Um ponto interessante da resolução do diretório de Gurupi é que, se de um lado prega independência, de outro admite a possibilidade de participar do governo Josi Nunes. “Quanto às possíveis ‘indicações’ que poderiam/seriam propostas à vereadora eleita do Patriota, para cargos no Poder Executivo Municipal/Estadual, a ser feita pela Prefeita eleita (2021-2024) Josi Nunes (…) foi também colocado e aprovado que, caso ocorra a proposta, estas devem ser aprovadas pela Diretoria Executiva do Patriota em Gurupi, que irá analisar sobre o viés de: a) Viabilidade Política, b) Necessidade, c) Custo Político e, caso estivesse dentro dos projetos, proposituras, programas e valores do partido, o nome seria e deveria ser feito pela Diretoria Executiva em reuniões específicas”, afirma o documento.
Nada satisfeita
Conforme a Coluna do CT apurou, a vereadora não estaria nada satisfeita com a resolução do partido no município. O site tentou falar com a parlamentar, mas ela preferiu não se manifestar.
Confira a íntegra da nota do Patriota estadual:
A comissão estadual do PATRIOTA Tocantins repudia a exposição de assuntos internos estarem sendo expostos na mídia. Em Gurupi, nossa vereadora eleita, Leda Perini, tem total autonomia para buscar os melhores projetos para cidade sendo eles da oposição ou do governo. Em relação a nomeação de cargos no gabinete da vereadora, o partido municipal poderá indicar alguns nomes, mas a definição, após análise técnica será da vereadora.