O candidato a governador pelo PSB, Carlos Amastha, assina na sexta-feira, 28, em reunião em Palmas, às 17 horas, termo de compromisso com o Unicef “Mais que Promessas, Compromissos com a Infância e Adolescência”. Ex-prefeito de Palmas de 2013 a abril de 2018, Amastha será o primeiro dos cinco postulantes a governador a assinar o documento.
De acordo com o ofício encaminhado pelo Unicef ao candidato, o documento traz uma análise da situação e propostas concretas para seis temas relacionados aos direitos de crianças e adolescentes. Os temas são a pobreza multidimensional na infância, a violência contra adolescentes, particularmente os homicídios, a educação, a alimentação saudável, a importância de reduzir a mortalidade infantil e a participação dos adolescentes no processo democrático, nas políticas públicas e nas suas comunidades.
Além disso, foi encaminhado um encarte de 28 páginas que detalham cada proposta e pedem o compromisso do candidato. Em sete delas, há tabelas comparativas de todos os Estados brasileiros, incluindo o Tocantins.
Na questão dos homicídios, por exemplo, o Tocantins está com 34/100 mil habitantes por ano. A taxa, exatamente igual a média nacional, é a 15ª maior do país. Assim, outros 13 Estados têm indicador melhor que o Tocantins.
Outros itens que estão no material são crianças fora da escola; distorção entre série escolar e idade; mortalidade infantil; eleitores e crianças com peso acima do ideal.
Para Amastha, é uma satisfação poder firmar o compromisso com o Unicef. “O Unicef tem um papel primordial no mundo todo e ter uma gestão estadual que abrace suas propostas só vai trazer benefícios para o nosso Estado e o nosso povo. Me alegra ver que já fizemos muito do que eles estão pedindo em Palmas”, ressaltou o candidato. (Com informações da assessoria de imprensa)