O procurador José Maria Silva Júnior foi encontrado morto na manhã desta quinta-feira, 9, em casa. O membro do Ministério Público do Tocantins (MPE) tinha 57 anos e deixa esposa e duas filhas. Natural de Quixadá (CE), José Maria ingressou no órgão de controle em 1992 e estava à frente da 10ª Procuradoria de Justiça e na coordenação do Centro de Apoio às Promotorias de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Caoma) e da Força-Tarefa Ambiental.
Confira abaixo as notas de pesar:
Ministério Público do Tocantins, em nome de seus integrantes, manifesta profundo pesar pelo falecimento do procurador de Justiça José Maria da Silva Júnior, ocorrido na manhã desta quinta-feira, 09.
O MPTO perde mais do que um membro, perde uma pessoa querida e admirada por toda a instituição pela forma como conduzia seu trabalho, sempre com integridade, conhecimento e gentileza.
José Maria tinha 57 anos de idade, era natural de Quixadá (CE), casado com a arquiteta Fernanda Prado e pai de duas filhas.
O membro era titular da 10ª Procuradoria de Justiça e acumulava os cargos de coordenador do Centro de Apoio às Promotorias de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Caoma) e da Força-Tarefa Ambiental do MPTO.
José Maria ingressou na instituição em 1992, onde atuou como promotor de Justiça nas comarcas de Palmeirópolis, Paranã, Dianópolis e na Promotoria Ambiental da Capital. Em 2011, foi promovido por merecimento ao cargo de procurador de Justiça.
Ele ainda ocupou diversos cargos, dentre os quais, o de coordenador do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Cesaf), subprocurador-geral de Justiça e de corregedor-geral do Ministério Público do Tocantins (MPTO). Também foi presidente da Associação Tocantinense do Ministério Público (ATMP) e membro da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp).
Conhecido e reconhecido por sua grande dedicação às causas ambientais, ele deixa um legado de dedicação e serviços prestados à instituição e ao Tocantins.
Neste momento de dor, nos solidarizamos com seus familiares pela grande perda. Seu nome ficará marcado em nossas vidas e será lembrado com carinho por todos nós.
Com tristeza, recebi a notícia do falecimento do procurador de Justiça do Tocantins, José Maria da Silva Júnior, ocorrido nesta quinta-feira, 9, em Palmas.
José Maria, tinha 57 anos, e atualmente era titular da 10ª Procuradoria de Justiça. Além disso, acumulava os cargos de coordenador do Centro de Apoio às Promotorias de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Caoma) e da Força Tarefa Ambiental do Ministério Público do Tocantins. Ele deixa um importante legado de luta pelo respeito às leis ambientais e pela preservação do meio ambiente.
Neste momento doloroso, venho externar meus sentimentos, e me solidarizar com todos os familiares e amigos. Rogo a Deus que o receba em seus braços e conforte a todos por esta grande perda.
Wanderlei Barbosa
Governador do Estado do Tocantins
Foi com imenso pesar que recebi a notícia do falecimento do procurador de Justiça do Tocantins, José Maria da Silva Júnior, de 57 anos, ocorrido nesta quinta-feira, 09, em Palmas.
José Maria era titular da 10ª Procuradoria de Justiça e acumulava os cargos de coordenador do Centro de Apoio às Promotorias de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Caoma) e da Força Tarefa Ambiental do MPE. Ele já atuou nas Promotorias de Justiça de Palmeirópolis, Paranã e Dianópolis.
Neste momento de profunda consternação, rogo a Deus para que conforte os corações enlutados.
Gurupi, 09 de março de 2023.
Josi Nunes
Prefeita de Gurupi
É com profundo pesar que recebo a notícia do falecimento do Procurador de Justiça José Maria da Silva Júnior, de 57 anos, ocorrido na manhã desta quinta-feira, 09.
Servidor de carreira de Ministério Público Estadual, onde ingressou ainda em 1992, como Promotor, atuou em diversas cidades do Tocantins, mas seu maior legado, sem dúvidas, é na sua atuação ambiental, trabalho que desempenhou com muita dedicação e amor.
Rogo a Deus que o receba de braços abertos em sua morada eterna e dê consolo aos que choram e sofrem com sua partida, em especial sua esposa e filhos.
Ricardo Ayres
Deputado Federal
É com muito pesar que recebi a notícia do falecimento do procurador de justiça do Tocantins, José Maria da Si lva Júnior. Ele tinha 57 anos e foi encontrado morto dentro de casa na manhã de hoje, na capital.
O procurador José Maria ingressou no Ministério Público do Tocantins no ano de 1992, atuando em diversas cidades do estado, inclusive na minha cidade natal Palmeirópolis, até assumir a 25ª Promotoria de Justiça em Palmas.
Rogo para que Deus, em sua infinita bondade, console os amigos e familiares.
Professora Janad Valcari
Deputada Estadual
Meus sentimentos de profundo pesar, pelo falecimento do ilustre procurador de Justiça José Maria da Silva Júnior, ocorrido na manhã desta quinta-feira, 09.
Ao longo de seus anos de carreira no Ministério Público do Tocantins, José Maria atuou grandiosamente em casos de repercussão no estado, sempre em defesa do meio ambiente, ganhando notoriedade na luta contra os crimes ambientais.
Ele deixa um legado exemplar, de respeito, ética e dedicação aos serviços prestados ao Poder Judiciário Tocantinense.
Meus sentimentos aos familiares, amigos e a classe judiciária tocantinense. Que Deus conforte o coração de todos, pela grande perda.
Valdemar Júnior
Deputado Estadual
Recebi com tristeza e pesar a notícia do falecimento do procurador de Justiça do Ministério Público do Tocantins, José Maria da Silva Júnior. Um homem íntegro, sério, reservado, profissional atuante, sobretudo na agenda ambiental, cuja defesa da causa será lembrada e reconhecida por todos os tocantinenses.
Externo o meu amparo, abraço e sentimentos à sua esposa Fernanda Prado, às filhas Isadora e Mariana, aos demais familiares e aos seus colegas do MPE, que se ressentem dessa partida precoce.
Rogo a Deus conforte o coração de todos.
Cinthia Ribeiro
Prefeita de Palmas
O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), lamenta a morte do Procurador de Justiça do Tocantins e coordenador do Centro de Apoio Operacional de Habitação, Urbanismo e Meio Ambiente (Caoma), José Maria da Silva Júnior.
Dr. José Maria deixou a sua marca, atuando brilhantemente em defesa do Meio Ambiente, com uma postura inquestionável e admirada por todos. Neste momento de dor, com sentimentos de luto e pesar, prestamos nossas condolências aos familiares e amigos.
É com pesar que a Justiça Federal no Tocantins lamenta o falecimento do procurador de Justiça do Ministério Público do Tocantins (MPTO), José Maria da Silva Júnior, ocorrido na manhã desta quinta-feira (9).
A sociedade perde um defensor e grande conhecedor das causas ambientais, pois como coordenador do Centro de Apoio às Promotorias de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Caoma) e da Força-Tarefa Ambiental do MPTO, José Maria da Silva Júnior desempenhou um brilhante e importante trabalho.
Pedimos a Deus que conforte sua esposa, suas duas filhas, familiares e amigos.
Juiz Federal José Márcio da Silveira e Silva
Diretor do Foro da Seção Judiciária do Tocantins
É com grande pesar que a Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços presta condolências aos familiares e amigos do procurador de justiça Dr José Maria, 57 anos, falecido na manhã dessa quinta-feira, 09.
Natural de Quixadá (GO), José Maria foi pioneiro no Tocantins, ingressando no Ministério Público em 1992. Atuou nas Promotorias de Justiça de Palmeirópolis, Paranã, Dianópolis e, em 1997, se tornou o titular da 25ª Promotoria de Justiça, com atuação na área de meio ambiente, em Palmas. Atualmente, era titular da 10ª Procuradoria de Justiça e acumulava os cargos de coordenador do Centro de Apoio às Promotorias de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Caoma) e da Força Tarefa Ambiental do MPE. José Maria da Silva Júnior deixa esposa e duas filhas.
Todos os servidores da Sics se solidarizam com os familiares e amigos e estimam que sejam confortados neste momento de dor.
Venho a publico manifestar profundamente meu sentimento de pesar pela morte do procurador de Justiça do Tocantins, José Maria da Silva Júnior, ocorrida na manhã desta quinta-feira,09, em Palmas.
O Tocantins perde um grande defensor do Meio Ambiente porque, ao longo de sua trajetória, o procurador trabalhou assiduamente no desenvolvimento de ações e práticas em defesa das causas ambientais.
José Maria da Silva Júnior era titular da 10ª Procuradoria de Justiça e acumulava os cargos de coordenador do Centro de Apoio às Promotorias de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Caoma) e da Força-Tarefa Ambiental do MPTO.
A partida tão repentina do procurador é uma perda imensa e irreparável, porque José Maria era um homem que buscava o diálogo, sem deixar de cumprir seu dever de proteger o meio ambiente.
Minha convivência com o procurador é de mais de 15 anos ,e, iniciou quando eu era presidente da Agência Municipal de Turismo de Palmas e, o, então, procurador José Maria, atuava na promotoria do Meio Ambiente. Perdi não só um amigo, mas um grande parceiro nesta luta em defesa do meio ambiente.
Expresso profundo sentimento aos amigos, colegas de trabalho e à família neste momento de intensa dor e tristeza em reconhecimento aos relevantes serviços prestados pelo procurador José Maria da Silva Júnior às causas ambientais no Tocantins.
Marcello Lelis
Secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins
A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) lamenta profundamente o falecimento do procurador de justiça Dr. José Maria, 57 anos, ocorrido, na quinta-feira, 09.
José Maria da Silva Júnior era titular da 10ª Procuradoria de Justiça e acumulava os cargos de coordenador do Centro de Apoio às Promotorias de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente e da Força-Tarefa Ambiental do Ministério Público do Tocantins, onde foi um grande parceiro da SES-TO, nas ações relacionadas à saúde do trabalhador e vigilância em saúde ambiental, dentro do Fórum de combate aos impactos pelos agrotóxicos.
Aos familiares e amigos, a Secretaria expressa seus mais sinceros sentimentos, neste momento de dor irreparável.
Secretaria de Estado da Saúde
Com grande pesar, recebemos a notícia do falecimento do Procurador de Justiça do Tocantins, José Maria da Silva Júnior, nesta quinta-feira. Ainda não há informações sobre as causas do seu falecimento, mas sabemos que perdemos um grande defensor do meio ambiente e um dedicado servidor público.
José Maria foi uma figura muito importante para a área ambiental no estado do Tocantins. Durante sua carreira, ele atuou por vários anos nesta área e se tornou um dos principais defensores do meio ambiente no estado.
Sua contribuição foi fundamental para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a preservação ambiental, além de ter sido um exemplo de dedicação e compromisso com a causa.
A sociedade tocantinense e a comunidade jurídica perdem um grande defensor do meio ambiente, mas seu legado e contribuição serão sempre lembrados e devem inspirar novas gerações a seguir seus passos na luta pela preservação do meio ambiente.
O Ibama-TO se une à comunidade jurídica e ambiental para prestar condolências e homenagear a memória de José Maria da Silva Júnior. Que sua contribuição para a sociedade tocantinense seja sempre lembrada e que sua família encontre conforto e paz neste momento difícil.
Saudosamente,
Wallace Rafael Rocha Lopes
Superintendente Interino do Ibama-TO
A Câmara Municipal de Palmas (CMP), com profundo pesar, lamenta o falecimento do procurador de Justiça do Ministério Público do Tocantins (MPTO), José Maria da Silva Júnior, ocorrido nesta quinta-feira, 9, em sua residência na Capital.
Natural da cidade de Quixadá (CE), José Maria tinha 57 anos e ingressou no MPTO em 1992, onde já ocupou diversos cargos, como coordenador do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Cesaf), subprocurador-geral de Justiça e corregedor-geral, durante um mandato-tampão.
Por meio de seu presidente, vereador Folha, esta Casa se solidariza com os familiares e amigos de José Maria, na pessoa de sua esposa, a arquiteta Fernanda Prado, e suas duas filhas, Isadora e Mariana. Que Deus conforte os corações enlutados neste momento de dor e despedida.
José do Lago Folha Filho
Presidente da Câmara Municipal de Palmas
Recebemos a notícia do falecimento do procurador de justiça, José Maria da Silva Júnior, 57 anos, na manhã desta quinta-feira com muita tristeza pela perda de um grande amigo.
Zé Maria foi um grande defensor das causas ambientais e ao nosso lado esteve em diversas lutas na defesa do meio ambiente e por um Tocantins mais sustentável.Que toda tristeza por essa perda possa ser confortada pela certeza de que seu legado fica.
Deixamos nossa manifestação de pesar aos familiares e amigos deste grande magistrado do nosso Tocantins.
Zé Maria Presente!
Zé Roberto Lula
Presidente regional do PT