O corpo do ex-presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e ex-prefeito de Brasilândia João Emídio chegará na cidade à meia-noite e será velado na Câmara até as 16 horas desta quinta-feira, 9, quando seguirá para Colinas, onde será sepultado. João Emídio faleceu na tarde desta quarta-feira, 8, vítima de infarto. Ele estava em Palmas e seguiu ainda de manhã para a sua fazenda em Brasilândia. Durante o almoço passou mal e veio a falecer aos 62 anos.
João Emídio é natural de Tupiratins, agrônomo e foi uma vez vice e quatro vezes prefeito de Brasilândia. Ele presidiu a ATM entre 2015 e 2017, e mudou a história da entidade, consolidando a independência da associação em relação ao Palácio Araguaia, o que foi continuado por seus sucessores, Jairo Mariano e o atual Diogo Borges.
Emídio foi três vezes premiado nacionalmente pelas experiências exitosas na gestão da merenda escolar em Brasilândia e por duas vezes recebeu o Selo Unicef Município Aprovado, em 2013 e 2016, em reconhecimento às ações que culminaram na melhoria de indicadores nas áreas de saúde (mortalidade, dengue, nutrição), educação, esporte e cidadania.
Em nota de pesar, o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) afirmou que João Emídio “deixa um brilhante legado como cidadão e político, de dedicação da sua vida em benefício do próximo, de sua região e de todo o Tocantins”.
O presidente da ATM, Diogo Borges, afirmou que a gestão de João Emídio à frente da entidade “foi marcada pelo retorno da representatividade institucional em defesa dos municípios tocantinenses perante os governos e as instituições públicas e privadas”. “Cobranças aos demais entes federativos relacionadas aos programas conveniados, acompanhamento de alterações legislativas de impacto aos municípios, em âmbito estadual e federal, além de fomentar e favorecer as potencialidades dos municípios, dotando-os de mecanismos para o desenvolvimento local e, por fim, a modernização das gestões municipais e a capacitação de servidores, foram importantes ações da gestão João Emídio”, disse Borges em nota.
No último governo Marcelo Miranda (MDB), João Emídio foi secretário estadual da Articulação Política. Na gestão de Wanderlei, ele ocupava o cargo de assessor especial do Gabinete do Governador.
As informações sobre velório e sepultamento ainda não foram divulgadas. O ex-presidente da ATM deixa três filhos e uma neta.
- Matéria atualizada às 19h29.
NOTAS DE PESAR
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, lamenta profundamente o falecimento do ex-prefeito de Brasilândia João Emídio Felipe de Miranda, ocorrido nesta quarta-feira, 8.
João Emídio, tocantinense de Tupiratins, deixa um brilhante legado como cidadão e político, de dedicação da sua vida em benefício do próximo, de sua região e de todo o Tocantins. Até então, ocupava o cargo de assessor especial do Gabinete do Governador.
Agrônomo por formação, João Emídio foi político atuante à frente de gestões do município de Brasilândia por cinco mandatos, quatro como prefeito e um como vice. Também foi presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM) de 2015 a 2017. Exemplo de gestor, foi três vezes premiado nacionalmente pelas experiências exitosas na gestão da merenda escolar e por duas vezes recebeu o Selo Unicef Município Aprovado, em 2013 e 2016, em reconhecimento às ações que culminaram na melhoria de indicadores nas áreas de saúde, educação, esporte e cidadania. Fica, além da saudade, o exemplo de homem público comprometido com sua cidade, sua região e com todo o estado do Tocantins.
João Emídio Felipe de Miranda tinha 62 anos e deixa três filhos e uma neta, para quem o governador Wanderlei Barbosa deseja que nosso Deus eterno se faça presente em seus corações neste momento de luto.
Wanderlei Barbosa
Governador do Estado do Tocantins
O movimento municipalista perdeu um grande soldado nesta quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023. Lamentavelmente, a Associação Tocantinense de Municípios (ATM) expressa seu mais profundo pesar pelo falecimento de João Emídio Felipe de Miranda, 62 anos, ex-presidente da entidade municipalista, no biênio 2015/2016, além de ter sido prefeito por quatro mandatos do município de Brasílândia do Tocantins. João Emídio sofreu um infarto em sua propriedade rural.
A gestão de João Emídio à frente da ATM foi marcada pelo retorno da representatividade institucional em defesa dos Municípios tocantinenses perante os governos e as instituições públicas e privadas. Cobranças aos demais entes federativos relacionadas aos programas conveniados, acompanhamento de alterações legislativas de impacto aos Municípios, em âmbito estadual e federal, além de fomentar e favorecer as potencialidades dos Municípios, dotando-os de mecanismos para o desenvolvimento local e, por fim, a modernização das gestões municipais e a capacitação de servidores, foram importantes ações da gestão João Emídio.
Com seu tom conciliador e sua voz serena, João Emídio cativou prefeitos e prefeitas por todo o estado, fortalecendo a união dos gestores em prol dos Municípios e suas populações.
João Emídio foi responsável por estruturar o município de Brasilândia, com a implementação de escolas, UBS, asfalto, creche e espaços esportivos. Além disso, foi premiado com o prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar em três edições, honraria concedida pela organização não-governamental Ação Fome Zero.
Foi secretário de Estado da Articulação Política em 2017.
Natural de Tupiratins, João Emídio deixa filhos e netos.
Neste momento de imensa dor, o movimento municipalista tocantinense, neste ato representada pelo presidente da ATM, Diogo Borges, roga à Deus para que possa acalmar e consolar corações e mentes enlutadas, ao ressaltar que o legado de João Emídio será lembrado para sempre.
Palmas, 8 de fevereiro de 2023.
Diogo Borges
Presidente
Meus pêsames aos familiares do ex-presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e ex-prefeito de Brasilândia, João Emídio, que faleceu hoje, aos 62 anos, vítima de um infarto.
Sem dúvidas, uma importante figura política que deixará um legado no Tocantins. Sua partida deixa enorme vazio no coração de todos com os quais conviveu e sentimento de saudade naqueles que o admirava.
Professora Dorinha Seabra
Senadora
Com tristeza, tomei conhecimento, agora no início da noite desta quarta-feira, 8 de janeiro, do falecimento do ex-prefeito de Brasilândia e ex-presidente da ATM (Associação Tocantinense de Municípios) João Emídio, aos 62 anos, vítima de um infarto. Engenheiro agrônomo, João Emídio foi quatro vezes prefeito de Brasilândia e uma vez vice-prefeito. Na ATM, João Emídio teve um importante papel de fortalecimento da entidade, que ganhou protagonismo durante seu mandato de 2015 a 2017. Nesse momento de profunda dor de familiares e amigos, desejo meus mais sinceros votos de força. Que Deus possa confortar o coração de todos!
Antonio Andrade
Deputado federal
João Emídio é uma grande referência de municipalismo. Mais do que ter o trabalho reconhecido pelas pessoas que o elegeu por diversas vezes, teve sua gestão premiada em âmbito nacional com o Selo Unicef, mérito de poucos, mas inspiração para todo gestor municipal.
Com muita tristeza lamento sua repentina partida, que nos leva a refletir sobre legados. João Emídio deixa o seu! Fez e foi diferença na vida das pessoas. Neste momento, solidarizo-me com suas filhas Ana Luiza e Raiana, sua netinha Maria Júlia, Dona Edileusa Felipe sua companheira de uma vida, familiares, amigos e todos os brasilandenses.
Meu fraterno abraço,
Vicentinho Júnior
Deputado Federal
Foi com profundo pesar que recebi a notícia do falecimento do ex-presidente da Associação Tocantinense dos Municípios – ATM e ex-prefeito de Brasilândia, João Emídio.
Gestor reconhecido nacionalmente com vários prêmios, João Emídio, foi vítima de um infarto e veio a falecer no início da tarde desta quarta-feira, 8, aos 62 anos.
Homem íntegro, que em muito contribuiu com o desenvolvimento do nosso Tocantins, João Emídio também foi secretário de Estado e deixa um legado de trabalho e compromisso na vida pública e pessoal.
Rogo a Deus que, em sua infinita misericórdia, receba João Emídio de braços abertos em sua morada eterna e dê consolo a todos os familiares e amigos que sofrem neste momento de luto.
Ricardo Ayres
Deputado federal
É com pesar que recebo a notícia do falecimento do meu amigo, ex-presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e ex-prefeito de Brasilândia, João Emídio.
João, que faleceu na tarde desta quarta-feira, 8, vítima de infarto, esteve à frente da ATM entre 2015 e 2017, associação da qual também fui presidente.
Natural de Tupiratins, era agrônomo e foi uma vez vice e quatro vezes prefeito de Brasilândia, grande gestor da cidade. Meus mais sinceros sentimentos a familiares e amigos.
Jairo Mariano
Secretário da Governadoria do Governo do Estado do Tocantins
Recebi com imensa tristeza a notícia do falecimento do amigo, ex-prefeito de Brasilândia do Tocantins, e ex-presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM) João Emídio Felipe de Miranda.
No último dia 1º, durante a posse da nova mesa diretora do Tribunal de Justiça, entre um cumprimento e outro, tive a honra de lhe abraçar, mal sabia que aquela seria a última vez que estaríamos juntos.
Apesar da nossa amizade de longa data, na oportunidade, não pude falar do quanto lhe admirava como pessoa e como homem público. Infelizmente, neste momento de dor, deixo, aqui, registrada minha estima e meu respeito pela sua trajetória, por tudo que construiu e, em especial, sua família, a quem estendo a minha solidariedade. Aos seus três filhos, a sua neta e ao irmão Felipe e demais familiares, meu abraço.
Cinthia Ribeiro
Prefeita de Palmas
Foi com imenso pesar e profunda tristeza que recebi a notícia do falecimento de João Emídio Felipe de Miranda, de 62 anos, ex-prefeito de Brasilândia e ex-presidente da ATM (Associação Tocantinense de Municípios). Ele faleceu nesta quarta-feira, 08, quando sofreu um infarto.
Engenheiro agrônomo, João Emídio foi quatro vezes prefeito de Brasilândia e uma vez vice-prefeito. Na ATM, ele teve um importante papel de fortalecimento da entidade que presidiu durante o biênio 2015/2016.
Neste momento de profunda consternação, manifesto minha solidariedade e compaixão e rogo a Deus para que conforte os corações dos seus familiares e amigos.
Josi Nunes
Prefeita de Gurupi
Com pesar, lamento profundamente o falecimento do ex-prefeito e ex-vice-prefeito por Brasilândia, e ainda, ex-presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), João Emídio, ocorrido em Palmas, nesta quarta-feira, 8 de fevereiro.
João Emídio deixa um legado na história de Brasilândia onde foi prefeito por quatro mandatos, oportunidade que transformou as políticas públicas do município, dando a ele e àquela população posições de destaques no Brasil ao receber, por exemplo, o “Selo Unicef Município Aprovado”, nos anos de 2013 e 2016, chancela baseada em melhorias nos setores de esporte, educação e saúde. O êxito de sua gestão, concedeu-lhe ainda premiação nacional, por três vezes, na condução da merenda escolar de Brasilândia.
Tive a oportunidade de conviver com João Emídio em algumas ocasiões, especialmente quando respondeu pela Secretaria Estadual de Articulação Política, no Governo Marcelo Miranda.
A passagem inesperada desse grande homem deixa uma lacuna na história política do Tocantins, e seguramente seu nome será eternamente lembrado.
Rogo a Deus o conforto aos familiares e amigos que ficaram, e que João Emídio possa descansar na Casa do Pai Eterno. Minhas orações e pensamentos positivos estão com todos.
Dulce Miranda
Ex-deputada federal
Foi com tristeza que recebi a notícia da morte, aos 62 anos, do ex-presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e ex-prefeito de Brasilândia João Emídio, ocorrida nesta quarta-feira, 8.
Defensor do municipalismo, João Emídio fez história na ATM, contribuindo sobremaneira para o fortalecimento da entidade. Prefeito de Brasilândia por quatro mandatos, recebeu vários prêmios nacionais, especialmente na gestão da merenda escolar. Seu trabalho em prol da melhoria de indicadores sociais lhe rendeu o Selo UNICEF Município Aprovado em 2013 e 2016.
Neste momento de dor e despedida, manifesto minha solidariedade aos amigos e familiares deste ilustre tocantinense, pedindo a Deus que conforte o coração de todos.
Olyntho Neto
Deputado estadual
É com grande tristeza que recebi a notícia sobre falecimento do ex-presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e ex prefeito de Brasilândia, João Emídio Felipe de Miranda de 62 anos.
Externo minhas condolências e lamento profundamente o falecimento de um grande amigo e parceiro em minha trajetória política. João Emídio, transmitia um espírito de liderança e dedicação a vida política, deixando um notório legado por onde passou, sendo reconhecido nacionalmente por seus feitos em prol de ações que resultaram em melhorias na qualidade de vida dos cidadãos de Brasilândia/TO, cidade onde atuou como prefeito por cinco mandatos, quatro como prefeito e um como vice prefeito.
Neste momento de profunda dor, além da grande admiração e respeito, fica a saudade dessa personalidade que por muito tempo transmitiu tanto comprometimento e competência. Pra toda a família e amigos, desejo que Deus se faça presente para confortar o coração daqueles que sofrem nesse momento de luto.
Auri-Wulange Ribeiro Jorge
Prefeito municipal de Axixá do Tocantins/TO
Um grande amigo! Integridade e legítimo representante do povo. Tive o prazer de conversar, conviver e me aconselhar com ele diversas vezes. Levará consigo um poder enorme de articulação e competência! Que Deus conforte sua família!
Clayton Paulo
Prefeito de Nazaré
É com grande tristeza que recebo a notícia da morte do amigo e companheiro, João Emídio. Homem de bem que tive o prazer de conhecer e conviver.
Emídio realizou um excelente trabalho enquanto prefeito do município de Brasilândia durante 4 mandatos e fez a diferença na gestão da Associação Tocantinense dos Municípios (ATM).
Que Deus conforte os familiares e amigos neste momento de tanto dor e tristeza.
Walter Viana
Presidente Estadual do PTB