Pré-candidato a prefeito de Gurupi, Cristiano Pisoni (PSDB) aproveitou a divulgação de novos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) para criticar a atual administração do município e abordar novas propostas para o Paço. O número destacado pelo tucano é o saldo entre admissões e demissões, que em 2022 foi de 1.727, e em 2023 caiu para 825 (52%); além da média mensal de novas vagas geradas, que foi de 68,75 em 2023, para 58,8 em 2024 (-15%). “É triste ver uma gestão afirmar que a cidade está em pleno emprego, quando os números mostram outra realidade e os próprios moradores sabem que ainda há muito a ser feito, principalmente para oferecer oportunidades aos jovens”, contestou.
FORMAR MÃO DE OBRA
Cristiano Pisoni defendeu que a solução é a formação da mão de obra: “Precisamos investir em programas de qualificação e capacitação profissional, porque é isso que resolve o problema do grande número de demissões. Quero criar os chamados ‘Centros de Oportunidade’ nos bairros de Gurupi, oferecendo cursos de alta demanda no mercado de trabalho, por meio de parcerias com o Sistema S, sindicatos, universidades, igrejas”, destacou.
ESTABILIDADE PARA NOVOS NEGÓCIOS
De acordo com Pisoni, os centros de oportunidade serão equipados com infraestrutura moderna e contarão com instrutores experientes, para garantir que os alunos saiam prontos para o mercado de trabalho. “Queremos não apenas formar profissionais qualificados, mas também incentivar a criação e estabilidade de novos negócios, oferecendo suporte técnico e financeiro para que nossos jovens transformem suas ideias em realidade e contribuam para o desenvolvimento econômico de Gurupi”, concluiu.