A agenda do governo estadual em Paraíso do Tocantins foi marcada pela confusão entre o deputado estadual Nilton Franco (Republicanos) e o prefeito Celso Morais (MDB). O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) esteve no município nesta quarta-feira, 5, para inaugurar a sede do Comando Regional de Policiamento (CRP) da Polícia Militar (PMTO) e entregar a reforma e ampliação do prédio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec). O episódio ocorreu na segunda solenidade.
DISCURSO DE NILTON FRANCO GERA CONFUSÃO
Aliado do pré-candidato do Palácio Araguaia no município, Osires Damaso (Republicanos) – também presente na solenidade -, Nilton Franco teria exagerado no discurso contra Celso Morais. O estopim foi uma fala sobre a destinação de R$ 300 mil para a construção de um campo que não foi feito. Com isto, o prefeito conversou brevemente com o governador Wanderlei Barbosa e se retirou do local ao lado de 11 vereadores e membros da base do Paço. As imagens mostram um princípio de confusão e uma intervenção da Polícia Militar.
BRONCA DO GOVERNADOR
Apesar da confusão, o governador ainda discursou para fechar a solenidade. O chefe do Poder Executivo deixou claro não ter gostado da postura do correligionário, apesar de não citá-lo. “Gosto da relação institucional […], de conviver com os prefeitos. Todas as cidades tem representação e não aceito que no meu palanque não se cumprimente um prefeito que representa uma cidade. A questão política não pode ser mais forte do que isto, nossa racionalidade não permite isso. Somos racionais. Temos convivência após a eleição. O prefeito Celso Morais, que é no momento um adversário, é meu amigo. Não posso tratá-lo diferente disso”, pontuou.
RESPEITO A PREFEITOS E VEREADORES E PEDIDO CONTRA “ELEIÇÃO DE ÓDIO”
O governador aproveitou a ocasião para pedir aos presentes que a disputa eleitoral seja respeitosa. “Peço a vocês que não façamos uma eleição de ódio. Já falei com Damaso, eleição se faz com carinho, respeito e amor com todos. Não se conquista uma eleição se a gente não tiver convivência com todos. Se queremos ganhar a eleição, temos que conquistar o lado de lá. E a única maneira é tratando todos bem. Quero dizer a vocês que não venho no palanque para tratar mau prefeito e vereadores. No dia em que vier com Damaso, venho dizer ‘vamos fazer isso, isso e isso’. Fica aqui o meu respeito a todos que vieram, aos vereadores, ao prefeito, à primeira-dama, a todos que vieram. Todos tem de igual maneira o meu respeito”, encerrou.
Confira o momento da saída do prefeito e dos vereadores da solenidade:
Prefeito Celso Morais deixa o evento aclamado por parte dos presentes:
Confira o discurso do governador Wanderlei Barbosa: