Apesar de cumprir agenda internacional na Europa, o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) fez questão de enviar mensagem nesta quinta-feira, 1º, para parabenizar Taquaruçu por sediar mais uma edição do “Capital Por um Dia”. “Carrego comigo uma alegria imensa de ter apresentado a emenda de Lei que institui Taquaruçu como Capital por um dia. Destaco a importância dessa iniciativa, porque ela traz o reconhecimento da história e da luta de muitas pessoas que contribuíram na criação e na construção da capital”, argumentou.
PAI FOI O PRIMEIRO PREFEITO
Na realização da sessão ordinária da Câmara de Palmas, diretamente do distrito de Taquaruçu, fazendo parte da programação do Capital por um dia, o vereador Marilon Barbosa, irmão do governador, recebeu as homenagens oferecidas a seu pai, Fenelon Barbosa, primeiro prefeito da Capital do Tocantins. “Novamente, gostaria de dizer que me alegra muito ter contribuído com esse momento histórico da nossa Capital, desde a sua fundação até aqui, de ter ajudado o meu pai, Fenelon Barbosa, primeiro prefeito, na participação do que, hoje, nós presenciamos”, afirmou Wanderlei.
PREVISTO NA LEI ORGÂNICA
Desde 2006, a mudança da Capital do Tocantins para o distrito de Taquaruçu está prevista em emenda à Lei Orgânica do município, de autoria do governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, que na época era vereador. A transferência é uma homenagem ao antigo município de Taquaruçu do Porto, que cedeu o próprio território para a construção de Palmas em 1° de janeiro de 1990. Na época, o prefeito era Fenelon Barbosa, pai de Wanderlei Barbosa.