Sem a presença do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, a abertura oficial da 23ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2023) será realizada nesta quinta-feira, 18, às 10 horas, no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Medanha, na rodovia TO-050, saída para Porto Nacional. O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) é quem vai abrir a maior feira agropecuária do Norte do Brasil, com secretários de Estado, autoridades federais, estaduais e municipais, produtores e empresários do agronegócio.
LEIA MAIS
MINISTRO CONFIRMOU PRESENÇA
O ministro chegou a gravar vídeo em abril, ao lado do senador Irajá (PSD), para confirmar sua presença na abertura da Agrotins. Depois houve uma polêmica divulgada pela coluna Em Off. Isso porque altos integrantes do governo disseram que Irajá pegou carona num convite que já havia sido formalizado por ofício a Fávoro em janeiro pelo secretário estadual da Agricultura e Pecuária, Jaime Café.
EM NOME DO GOVERNADOR
O convite foi reforçado numa audiência com o ministro em fevereiro, em que o deputado estadual Eduardo Fortes, que é do PSD de Irajá, falou em nome do governador, conforme a assessoria do parlamentar divulgou na época. O senador participou dessa audiência.
Assista o vídeo em que o ministro confirma a presença:
TODOS DEVEM PROMOVER
Ao Em Off, Irajá disse por nota, por ocasião da polêmica, que a Agrotins “é um dos mais importantes eventos do Tocantins” e que, portanto, “todos devem ajudar a promover”. “Semana passada, a meu convite, garantimos a presença do ministro da Agricultura tanto em Gurupi quanto na Agrotins. E vamos continuar trabalhando para levar cada vez mais prestígio ao evento”, afirmou Irajá em nota sobre o convite de abril.
SEM COMUNICAÇÃO
Na noite dessa quarta-feira, 16, o secretário Jaime Café disse à Coluna do CT que o governo do Estado não foi informado sobre o motivo de o ministro não vir para a abertura da Agrotins.
DESCONVIDOU
A assessoria do senador Irajá explicou que o ministro não vem mais por conta da mudança da data da abertura, inicialmente prevista para essa quarta-feira, 17, mas transferida para essa quinta, 18. “Governo do Estado desconvidou o Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, ao modificar, sem motivos, a data de lançamento de 17 para 18/05”, afirma a assessoria de Irajá. Ela reforça que o ministro já tinha confirmado presença abertura inicialmente prevista para esta quarta, em vídeo com o senador. “Infelizmente, com este desconvite, será a primeira edição da Agrotins sem a presença de um ministro do governo federal”, diz a nota da assessoria do senador.
ENTREGA DE ESCRITURAS
Durante a abertura, o governador Wanderlei entregará Escrituras do Programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF) aos agricultores. Em seguida, participará do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Agronegócio do Estado do Tocantins (Assembleia Legislativa); e depois, da Sessão Itinerante da Comissão da Frente Agropecuária (Câmara Federal).
MOVIMENTO DE R$ 2,5 BILHÕES
Com o tema Compliance no Agro, a feira teve início na terça-feira, 16, e segue até sábado, 20. A expectativa é receber um público superior a 150 mil pessoas e movimentar mais de R$ 2,5 bilhões em negócios. A Agrotins é o maior evento do setor agropecuário no Norte do Brasil e, nesta edição, conta com infraestrutura de mais de 850 expositores. O espaço físico foi pensado para abranger ainda auditórios, restaurantes, área de exposições de animais, dentre outros.
Programação completa de Abertura
Às 10 horas: Abertura Oficial – Entrega das Escrituras do Programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF). Local: Pavilhão da Abertura
Às 14 horas: Lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Agronegócio do Estado do Tocantins. Local: Estande Faet/Senar
Às 15 horas: Sessão Itinerante da Comissão da Frente Agropecuária (Câmara Federal). Local: Auditório Jalapão
- Matéria atualizada às 20h03.