O zum-zum de Brasília desde essa segunda-feira, 21, é sobre uma movimentação do prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas (sem partido), para ver se consegue o comando do Republicanos — o antigo Partido Republicano Brasileiro (PRB) — no Estado. A legenda hoje está com o secretário estadual da Agricultura e Pecuária, César Halum, que foi deputado federal pela sigla.
Trocou Halum por Irajá
Dimas e Halum foram aliados no passado, mas passaram a divergir nas eleições estaduais de 2014 e romperam nas disputas municipais de 2016. Em 2018, o prefeito esboçou um apoio a Halum ao Senado, mas acabou trocando o araguainense pelo hoje senador Irajá Abreu (PSD).
Investida sobre o PTB
A primeira investida de Dimas este ano foi sobre o PTB. Ele chegou a conseguir o comando no Estado, que passou para seu chefe de Gabinete, Wagner Rodrigues. Contudo, numa manobra do Palácio Araguaia com o deputado federal Carlos Gaguim (DEM), o PTB foi tirado do prefeito e passado para um ex-petebista, o presidente da Assembleia, Antônio Andrade, que, como o governador Mauro Carlesse (DEM), estava de saída do PHS.
Bem avançadas
Conforme a Coluna do CT apurou, as conversas de Dimas com o PRB estariam bem avançadas. O partido é ligado à Igreja Universal.