Deputado estadual por Goiás e senador pelo Tocantins por quatro meses em 1996 — período da licença do titular, Carlos Patrocínio –, José Antônio Totó Aires Cavalcante, o Totó Cavalcante, faleceu aos 77 anos. Além da carreira política, destacou na comunicação com a criação da Rádio Independência do Tocantins. Totó sofria de enfisema pulmonar e faleceu por conta de uma pneumonia que evoluiu para uma insuficiência respiratória.
O velório começará às 11 horas no Palácio Araguaia e o corpo de Totó será sepultado às 8 horas desta quinta-feira, 18, no Cemitério Parque Jardim das Acácias, em Palmas.
TRAJETÓRIA
Totó foi eleito deputado estadual em Goiás pelo então PMDB em 1982 e reeleito em 1986. Em 1994, foi eleito primeiro-suplente do senador Carlos Patrocínio. Um dos responsáveis pela criação do Tocantins, ele chegou a participar da greve de fome junto ao deputado Siqueira Campos, que permaneceram 98 horas e 35 minutos de jejum pela causa. Diante da insistência, o então presidente José Sarney se viu obrigado a nomear uma comissão de redivisão territorial para estudar a criação do novo Estado, que viria a se concretizar em 5 de outubro de 1988, com a Constituição Cidadã.
Em nota, o presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, Amélio Cayres (Republicanos), afirmou que a contribuição de Totó “foi fundamental para que o Tocantins se tornasse uma realidade, lutando bravamente pelos interesses da região Norte goiana e, posteriormente, do Estado do Tocantins.”
NOTA DE PESAR
“É com profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento de Totó Cavalcante, figura emblemática na história e na luta pela criação do Estado do Tocantins.
Natural de Corrente, Piauí, Totó Cavalcante dedicou sua vida ao desenvolvimento e consolidação do nosso Estado, desde os tempos em que lutava como estudante e advogado até assumir importantes posições políticas, como deputado estadual e senador da República.
Sua contribuição foi fundamental para que o Tocantins se tornasse uma realidade, lutando bravamente pelos interesses da região Norte goiana e, posteriormente, do Estado do Tocantins.
Totó Cavalcante deixou um importante legado, não apenas na política, mas também na comunicação, ao fundar a Rádio Independência do Tocantins, que se tornou um marco na história da nossa comunicação.
Neste momento de dor, expressamos nossas sinceras condolências à família, amigos e admiradores de Totó Cavalcante.
Que sua memória e seus feitos continuem a inspirar gerações a trabalhar pelo bem comum e pelo progresso do nosso amado Tocantins.
Assembleia Legislativa do Tocantins
Amélio Cayres
Presidente
É com profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento de José Antônio Totó Ayres Cavalcante, conhecido como Totó Cavalcante, um pioneiro tocantinense, ex-deputado estadual e senador, e um dos grandes líderes na luta pela criação do Estado do Tocantins.
Além de líder político, Totó Cavalcante foi um advogado e professor cuja trajetória foi marcada por seu compromisso público e bem-estar social. Sua participação ativa na criação do Estado do Tocantins foi fundamental, especialmente quando, ao lado do então deputado Siqueira Campos, protagonizou uma greve de fome de 98 horas e 35 minutos, que culminou na nomeação de uma comissão de redivisão territorial, resultando posteriormente na concretização do novo Estado.
Para mim, Totó Cavalcante não era apenas um líder político; era um familiar que sempre me espelhei como pessoa, parente muito próximo e perto em convivência, alguém que sempre considerei e por isso chamava de tio.
Neste momento de dor, oferecemos nossas condolências à família, amigos e a todos os tocantinenses que se inspiraram na sua trajetória. Seu legado de coragem e determinação ficarão marcados nas páginas da história do Brasil, em especial do Tocantins.
Ricardo Ayres
Deputado Federal
É com profundo pesar que lamentamos o falecimento do estimado amigo José Antônio Totó Aires Cavalcante, um homem de grande valor, que dedicou sua vida à causa pública e teve um papel preponderante na incansável luta pela criação do estado do Tocantins, por meio da Casa do Estudante do Norte Goiano (CENOG) e da Comissão do Norte Goiano (CONORTE).
Totó Cavalcante foi deputado estadual e senador ainda pelo estado de Goiás, onde fez do parlamento, um lugar de luta e de grandes contribuições decisivas pela emancipação política do Tocantins.
Ele deixa um legado de perseverança, coragem e dedicação ao progresso e bem-estar social do nosso estado, que continuará a inspirar todos nós tocantinenses.
Neste momento de dor e luto, expresso minha solidariedade aos familiares, amigos e a todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo e trabalhar ao seu lado. Que sua memória seja sempre lembrada e que seu exemplo de dedicação inspire futuras gerações.
Valdemar Júnior
Deputado Estadual
O prefeito Ronivon Maciel lamentou a morte de José Antônio Aires Cavalcante, 77 anos, ocorrido na quarta-feira, 17, devido a um Enfisema Pulmonar. Totó Cavalcante como era conhecido, foi deputado estadual e um dos líderes na luta pela criação do Tocantins. Seu corpo será velado no Palácio do Araguaia, a partir das 11 horas.
“Totó é exemplo de resistência e força. O Tocantins perdeu uma figura emblemática na história do nosso Estado. Que Deus conforte o coração de todos os amigos e familiares”, lamentou Ronivon Maciel.
Formado em Direito pela Universidade Católica de Goiás e com especialização em Coimbra, Totó Cavalcante tem muita história em Porto Nacional, sendo morador da cidade por vários anos. Totó Cavalcante, junto com o ex-governador Siqueira Campos, fez greve de fome em meados da década de 1980, obrigando o então presidente José Sarney a criar uma comissão que, posteriormente, resultou na fundação do Tocantins.
Totó também foi suplente de senador e contribuiu em vários cargos públicos. “O legado de Totó Cavalcante é impressionante. Hoje partiu um dos personagens políticos que mais contribuiu para consolidação do nosso Estado”, reforçou o prefeito.
Ronivon Maciel
Prefeito de Porto Nacional
Foi com muita tristeza que recebi a notícia do falecimento do ex-senador, deputado e secretário de Estado, Totó Cavalcante.
José Antônio Totó Ayres Cavalcante foi um símbolo da luta pela criação do Tocantins e um líder dedicado ao desenvolvimento do nosso Estado. Sua sensibilidade com as causas tocantinenses e defesa por melhorias para a população nos inspiram e deixam grande legado na política.
Neste momento de profunda tristeza, me solidarizo com todos os familiares e amigos de Totó Cavalcante, e rogo a Deus para que conforte os corações enlutados.
Gurupi, 17 de julho de 2024.
Josi Nunes
Prefeita de Gurupi
Totó Cavalcante está eternizado na história de luta pela criação do Tocantins.
Sua voz grave e eloquente ecoou por todos os cantos do estado e fortaleceu ainda mais o sentimento separatista do então norte goiano.
Sua liderança e seu legado serão sempre lembrados, por toda a nossa gente, com a deferência e o respeito merecidos.
Guardarei para sempre as melhores lembranças colhidas ainda na minha adolescência. Com ele aprendi sobre comunicação social e radiodifusão, quando, no início da década de 80, fundei uma emissora na então Colinas de Goiás, outra trincheira na luta pela criação do nosso estado.
O nome de Totó Cavalcante está ao lado do de Siqueira Campos e de tantos outros que dedicaram a vida para que hoje tivéssemos o orgulho em chamar de Tocantins a nossa terra.
Meus sinceros votos de pesar a toda a família e amigos, rogando a Deus que abençoe a todos neste momento.
Eduardo Siqueira Campos e família
Hoje, 17 de julho de 2024, é um dia que certamente ficará marcado na história do Tocantins assim como foi sua luta e perseverança em prol da criação do nosso Estado.
É com tristeza que recebo a notícia do falecimento do meu amigo e companheiro de muitas batalhas, o ex-deputado e suplente de senador, José Antônio Totó Aires Cavalcante (Totó Cavalcante).
Líder nato, Totó ocupou espaços de destaque no cenário político, tanto em Goiás como no Tocantins. Ao lado de companheiros da Cenog e Conorte, foi aguerrido nas inúmeras batalhas pela criação do Tocantins. Sua persistência e luta pela vida, também serão exemplos a serem seguidos por todos nós.
Neste momento, rogo a Deus que console todos os familiares e amigos preenchendo o vazio deixado com a sua partida.
Secretário de Turismo do Tocantins
Hercy Filho
Lamento profundamente o falecimento do pioneiro da criação do estado, ex-deputado e grande líder de Paraíso, José Antônio Totó Aires Cavalcante, 77 anos, mais conhecido como Totó Cavalcante.
Seu legado como parlamentar de Goiás em defesa da criação do Tocantins e fundador da Rádio Independência do Tocantins marcaram a história do nosso Estado e de Paraíso.
Neste momento de dor e de tristeza trago meus sentimentos aos familiares e amigos e que Deus possa consolar nossos corações.
Osires Damaso
Pré-candidato a prefeito de Paraíso do Tocantins
É com imensa tristeza que recebemos a notícia do falecimento do ex-deputado estadual Totó Cavalcante, ocorrido nesta quarta-feira, 17 de julho em Palmas TO.
Totó Cavalcante, advogado, professor, foi deputado estadual, senador da República, teve importante história na criação do Tocantins, fundador da Rádio Independência do Tocantins.
Neste momento de tristeza e dor nos solidarizamos com sua esposa dona Amélia Costa Pereira Cavalcante, filhos, demais familiares e amigos.
Ex-governador Marcelo Miranda e Ex-deputada federal Dulce Miranda
Conselheiro André Luiz de Matos Gonçalves, presidente do TCETO.
“A contribuição do ex-senador e pioneiro Totó Cavalcante foi determinante na luta pela criação do estado do Tocantins e seu desenvolvimento ao logo dos anos. Triste receber a notícia do seu falecimento, mas com certeza seu legado de luta pela melhoria da vida dos tocantinenses ficará marcado na história. Que Deus abençoe e conforte os familiares e amigos neste momento de dor”.
Conselheiro Alberto Sevilha, vice-presidente.
“Nesse momento de pura reflexão, só consigo expressar meus sentimentos aos familiares e amigos do inesquecível Totó Cavalcante! Um dos forjadores da saga Tocantinense. Que Deus o proteja e ampare seus familiares”.
Conselheiro Severiano Costandrade, corregedor.
É com pesar que recebi a notícia do falecimento de Totó Cavalcante, pioneiro e ex-deputado, cuja trajetória se confunde com a própria história do Tocantins. Totó Cavalcante foi uma figura icônica na luta pela criação do nosso Estado. Neste momento de dor, ofereço as mais sinceras condolências à família e aos amigos de Totó Cavalcante. Que as lembranças de sua integridade, coragem e dedicação sejam um conforto nestes tempos difíceis. Seu legado de luta e conquista permanecerá vivo em nossos corações e na história do Tocantins. Que Deus o receba e traga consolo a todos que sentem sua partida.
Conselheiro José Wagner Praxedes, decano do TCETO.
“É com imensa tristeza que recebi a notícia do falecimento de Totó Cavalcante, importante liderança política e baluarte na luta libertária pela criação do estado do Tocantins. À família e amigos, meus sinceros sentimentos. Totó Cavalcante deixa um legado que honrará sua história para todo o sempre. Que Deus o receba com o seu infinito amor e conforte os corações dos que ficam com a saudade”.
Conselheiro Napoleão de Souza Luz Sobrinho
“Recebemos com tristeza a notícia de falecimento do notável Tocantinense Totó Cavalcante, que deixa uma história de luta não só pela criação do estado do Tocantins, mas por uma sociedade livre e alicerçada nos valores morais, essenciais a qualquer povo desenvolvido. Totó marcou a sua geração pela honestidade de caráter, obstinação e coragem. Vai um grande homem e fica o seu legado para as gerações de agora e futuras. Rogamos a Deus, em sua infinita bondade, o consolo necessário aos seus familiares e amigos. “
Conselheiro Manoel Pires dos Santos
“É com profundo pesar que recebo a notícia do falecimento do ex-deputado estadual e ex-senador José Antônio Aires Cavalcante. Totó Cavalcante, como era conhecido, foi um líder político representativo e teve participação expressiva na luta pela criação e consolidação do Estado do Tocantins. Por seu inestimável e dedicado trabalho ao Estado do Tocantins tive a honra de indicá-lo e o plenário deste Tribunal de Contas aprovou, no ano de 2022, a outorga do Colar Estadual do Mérito Governador Siqueira Campos, a maior honraria deste TCETO. Expresso meus sentimentos, e rogo ao nosso bondoso Deus que, neste momento de profunda dor, possa trazer o conforto e o sustento aos familiares, aos amigos e a todos que tiveram o privilégio da convivência com o inesquecível Totó Cavalcante”.
TOTÓ DEIXA UMA LACUNA IMPREENCHÍVEL NA HISTÓRIA DO ESTADO.
O Tocantins amanheceu enlutado pela notícia da partida do ex-deputado, com passagem pelo Senado da República, José Antônio Totó Ayres Cavalcante, carinhosamente chamado de Totó Cavalcante, ocorrida na madrugada desta quarta, 17. Na realidade, Totó entra para a história como um dos mais apaixonados e corajosos lutadores da causa separatista do então Norte goiano. Na condição de deputado, representando o antigo Norte de Goiás, líder do governo Henrique Santillo, construiu verdadeiras pontes entre o governo goiano e o governo federal, com a finalidade de apressar a tramitação da proposta de criação do estado junto a Assembleia Nacional Constituinte. Na ocasião, verdade seja dita, nenhum parlamentar estadual, com representação na Assembleia goiana, desfrutava de tanto prestígio e respeito junto ao governo Santillo como Totó.
A sua luta heróica pela divisão territorial do Norte goiano, o levou até a uma greve de fome, em protesto contrário as medidas de Brasília, que barravam o nascimento do Tocantins. Pois bem, a luta vitoriosa de Totó só se concretizou por conta de ser um idealista, gestado nas batalhas estudantis, com participação reconhecida nas extintas Cenog( Casa do Estudante do Norte Goiano) e Conorte( Comissão de Estudos dos Problemas do Norte Goiano).
Apesar de ser reconhecido como um general de linha de frente na batalha pela divisão do Norte Goiano, Totó levava uma vida simples, despido de vaidades, e pouco era visto em gabinetes públicos, ou em rodas políticas. Por sinal, quando perguntado se não sentia injustiçado por não fazer parte de governos, sendo ele um baluarte da luta, dizia de pronto: “O homem idealista não busca reconhecimento ou muito menos recompensa por algum feito”. Em suma, como deputado estadual, Totó deixou criado mais de uma dezena de municípios, inclusive Taquaruçu do Porto, que logo após a emancipação cedeu lugar para incorporar a então futura capital, Palmas. Bom seria que, a TO de Taquaralto a Taquaruçu, desse nome a esse gigante, timoneiro, da nossa causa libertária.
Goianyr Barbosa
Jornalista e integrante da ex- Conorte
Em nome dos magistrados, servidores e colaboradores do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), o presidente da Corte, desembargador João Rigo Guimarães, e o vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, lamentam profundamente o falecimento do ex-senador, deputado e secretário de Estado, Totó Cavalcante.
José Antônio Totó Ayres Cavalcante nasceu em 12 de agosto de 1947, no município de Corrente, Piauí. Foi uma figura emblemática na política tocantinense, tendo um papel crucial na criação do estado do Tocantins. O político era reconhecido por sua habilidade de articulação e seu compromisso com as causas sociais, chegando a atuar na gestão estadual como secretário do Governo do Tocantins em 2010.
O velório será realizado no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, nesta quarta-feira, 17.
Neste momento de pesar, a Justiça Eleitoral do Tocantins manifesta suas condolências aos familiares e amigos.
TRE-TO
É com profunda tristeza e um vazio no coração que recebemos a notícia do falecimento de Totó Cavalcante, um grande pioneiro do nosso querido Tocantins. Totó foi um amigo querido, companheiro de lutas e conquistas, e mais que isso, um líder político dedicado, sempre comprometido com nossa Capital e Estado.
Ele dividiu lutas e espaços com o senador João Ribeiro, foram deputados quando nosso estado ainda era Goiás e teve papel crucial na criação do Tocantins. Sua participação na fundação do ex-município Taquarussu do Porto, hoje Distrito de Taquaruçu, foi fundamental para a criação de Palmas. Sua última missão conosco foi eleger Eduardo Mantoan como deputado estadual, o que conseguimos com êxito.
Perder Totó Cavalcante é perder um pedaço da nossa história e da nossa identidade. Sua memória viverá em cada canto dessa terra que chamamos de nossa, em cada realização que ajudou a construir no nosso Tocantins e, acima de tudo, em cada pessoa que teve o privilégio de conhecê-lo. Que sua família e amigos encontrem consolo nas lembranças de sua vida e no impacto duradouro de seu trabalho e amizade.
A Prefeitura de Palmas decretará luto oficial de três dias em homenagem ao grande líder Totó Cavalcante.
Cinthia Ribeiro – prefeita de Palmas
O Tocantins perdeu hoje um dos seus maiores líderes políticos e meu grande amigo, José Antônio Totó Aires Cavalcante , conhecido carinhosamente como Totó Cavalcante, cuja história de vida se confunde com a do nosso Estado.
Deputado estadual por Goiás durante dois mandatos e senador pelo Tocantins, Totó teve uma trajetória pública marcada pela luta incansável e enorme sensibilidade diante dos inúmeros desafios do então esquecido norte goiano, chegando a fazer greve de fome juntamente com o criador do Estado, José Wilson Siqueira Campos.
Seu pioneirismo também deixou um legado importante na comunicação com a fundação da Rádio Independência do Tocantins.
Neste momento tão doloroso, presto meus mais sinceros sentimentos à sua esposa, Amélia, aos seus filhos: Marden, Maurício e Anyelle, ao seu genro, Geraldo Freitas, as suas netas, aos amigos e a todos os tocantinenses.
“Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que morra, viverá”, (João 11:25).
Eduardo Mantoan, deputado estadual.
É com profundo pesar que recebo a notícia do falecimento de Totó Cavalcante, meu amigo e um dos meus maiores ídolos da política tocantinense e da minha adolescência ainda no norte de Goiás nos anos oitenta. Totó era uma figura emblemática na história e na luta pela criação do Estado do Tocantins.
Dedicou sua vida ao desenvolvimento e consolidação do nosso Estado, desde os tempos em que lutava como estudante e advogado até assumir importantes posições políticas, como deputado estadual e senador da República.
Sua contribuição foi fundamental para que o Tocantins se tornasse uma realidade, lutando bravamente pelos interesses da região Norte goiana e, posteriormente, do Estado do Tocantins.
Totó Cavalcante deixou um importante legado, não apenas na política, mas também na comunicação, ao fundar a Rádio Independência do Tocantins, que se tornou um marco na história da nossa comunicação.
Neste momento de dor, expressamos nossas sinceras condolências à família, amigos e admiradores de Totó Cavalcante.
Que sua memória e seus feitos continuem a inspirar gerações a trabalhar pelo bem comum e pelo progresso do nosso amado Tocantins.
Tom Lyra
Ex-Vice-Governador do Estado do Tocantins