Depois de levar sua mensagem à Assembleia pela manhã, o governador interino Wanderlei Barbosa (sem partido) jantou com os deputados estaduais na terça-feira, 1º, na chácara da deputada Cláudia Lelis (PV). Segundo convivas contaram à Coluna do CT, cerca de 20 parlamentares participaram. Entre os que faltaram, Eduardo Siqueira Campos (DEM), Vilmar de Oliveira (SD) e Elenil da Penha (MDB).
Falou e ouviu
Antes do jantar, Wanderlei conversou com os deputados e os agradeceu pelo apoio que têm dado a seu governo. Depois ouviu muito.
Indefinição partidária preocupa
Uma das preocupações que eles demonstraram ao governador é sobre a indefinição partidária para acomodar toda a base e com boa condições para a disputa eleitoral. Sem coligação, os deputados sabem que enfrentarão os mesmos problemas que os vereadores de mandato em 2020. Assim, as dificuldades de reeleição em 2022 serão maiores.
Partidos querem distância
Um dos motivos é que os partidos, como no caso do vereadores há dois anos, têm resistência a mandatários, uma vez que eles espantam novos líderes com chance de eleição em chapas de competitividade mais igualitária.
Dificuldades com Kátia
Daí veio a grande reclamação dos deputados na noite do jantar: contra os senadores Kátia Abreu (PP) e Irajá (PSD). Segundo os parlamentares reclamaram com o governador, os dois estão formando suas chapinhas e descartando os deputados de mandato. “Avisamos o governador que, desta forma, teremos dificuldades de apoiar a reeleição da Kátia”, revelou um dos deputados que participaram do jantar.
Vai chegar o momento
O governador garantiu aos parlamentares, contudo, que vai chegar o momento da composição, e que essa insegurança partidária que vivem será resolvida.
Compromisso firme
Uma coisa ficou clara para os parlamentares: é firme o compromisso do governador com a senadora Kátia Abreu.
Com Damaso
Na conversa, o deputado Júnior Geo (Pros) deixou muito claro que está na pré-campanha a governador do deputado federal Osires Damaso (PSC).