Deputados estaduais disseram à Coluna do CT que o governador Mauro Carlesse (DEM) se comprometeu com eles a enviar um projeto de lei para a Assembleia no ano que vem criando o fundo para emendas parlamentares, que foi vetado pelo governador interino e presidente do Tribunal de Justiça (TJTO), Helvécio de Brito Maia Neto, no dia 1º. Segundo os deputados, o compromisso foi feito durante reunião na quinta-feira, 3, no Palácio Araguaia, com a participação de 12 dos 24 parlamentares.
Até o 3º dia
O projeto vetado era de autoria de Nilton Franco (MDB) e alterava a legislação do fundo de alocação de emendas parlamentares para estabelecer a obrigação do governo do Estado de repassar os recursos previstos na Lei Orçamentária Anual (LOA) para indicação de deputados até o terceiro dia de cada mês.
Sem saia justa
Com esse compromisso do governador de enviar um projeto de lei, os deputados não precisarão passar pela saia justa de ter que derrubar o veto do presidente do TJ.
Indignação
A obrigação de abastecer o fundo havia gerado indignação de altos membros do próprio Palácio Araguaia. A Coluna do CT pediu confirmação do governo ainda nesse domingo, 6, sobre o compromisso de Carlesse, mas não houve manifestação até o fechamento desta nota.