O Hospital Regional de Porto de Nacional (HRPN) vai receber nos próximos 20 dias um total de dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para a Covid-19. O anúncio foi feito pelo vice-governador Wanderlei Barbosa (sem partido) e pelo secretário da Saúde, Edgar Tollini, em reunião nesta terça-feira, 9, com o presidente da Assembleia Legislativa, Antônio Andrade (PTB), e os deputados Valdemar Júnior (MDB), Nilton Franco (MDB), Cleiton Cardoso (PTC) e Ricardo Ayres (PSB). Entretanto, o congressista Vicentinho Júnior (PL) se coloca como um dos principais responsáveis pela expansão da assistência aos pacientes contaminados com o novo coronavírus.
Luta de todos os parlamentares portuenses
Em material enviado à imprensa para repercutir a reunião com o Palácio Araguaia, os deputados estaduais destacaram a luta deles pela implementação dessas UTIs no município. “A situação em Porto Nacional está cada vez mais difícil e requer o mais rápido possível, medidas ágeis por parte do governo”, disse Valdemar Júnior. “Essa luta é de todos nós parlamentares portuenses. […] Vamos continuar lutando para que as UTI’s possam ficar definitivamente e para ampliar o número delas em Porto Nacional”, emendou Antônio Andrade. “É uma luta de todos nós, agora é hora de unirmos forças e cada um dar a sua contribuição”, fez coro Nilton Franco.
Estado firme em conseguir mais leitos
Já Wanderlei Barbosa aproveitou para ressaltar o esforço do Palácio Araguaia nesta pandemia. “O governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau), está firme para conseguir mais leitos, na intenção de ampliar o atendimento intensivo para os pacientes com quadro mais agravado pela Covid-19. Até essas UTIs chegarem, a população, sem exceção, precisa fazer o cumprimento das medidas de prevenção”, alertou o vice-governador, conforme material da Secretaria de Comunicação Social (Secom). Titular da Sesau, Edgar Tollini esclareceu que as UTIs serão terceirizadas.
Pleito de Vicentinho Júnior
Mas de Brasília, o deputado ederal Vicentinho Júnior (PL) defendeu à Coluna do CT que foi o responsável por articular a instalação das UTIs em Porto Nacional. O congressista diz que esteve durante a semana esteve no Ministério da Saúde (MS) para conseguir a ampliação dos leitos, e enviou como prova um áudio de Airton Cascavel, assessor especial da pasta. “Deputado Vicentinho, de acordo com a conversa mantida com o ministro [Eduardo Pazuello] e comigo, na sua vinda ao Ministério, nós vamos atender o seu pleito, autorizando a habilitação dos dez leitos particulares de Porto Nacional para atender a população. Vamos juntos salvar vidas”, diz o arquivo.
Ouça o áudio: