Incorporado pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB), o grupo remanescente do antigo Pátria Livre (PPL) confirmou a saída da sigla. A debandada foi capitaneada Abraão Lima que oficializou a desfiliação na segunda-feira, 20, junto a Justiça Eleitoral. Além dele, deixam o PCdoB Antônio Carneiro de Pádua, João Carvalho, Delma da Conceição Soares e Edilio Rodrigues da Silva – todos membros da executiva estadual, além de outras lideranças de Porto Nacional, Filadélfia, Maurilândia, Aguiarnópolis, Divinópolis e Araguatins.
Desconfortável com condução de Ivory de Lira
Em comunicado de despedida, Abraão Lima deixa claro a insatisfação com a condução da legenda pelo deputado estadual Ivory de Lira (PCdoB), que já tinha revelado à Coluna do CT. “Não estou confortável com a liderança no Estado do Tocantins, mas entendo que o partido fez a melhor escolha, mesmo em prejuízo de alguns camaradas”, escreveu em um tom mais cordial. O político adianta que irá caminhar na oposição ao Palácio Araguaia, que tem hoje o presidente do PCdoB como líder.
Não há como apoiar projeto em que não foi convidado a ajudar
Abraão Lima revelou à Coluna do CT que ainda não decidiu o futuro partidário, mas projeta definição “nos próximos dias”. “Não há como apoiar novamente um projeto que ajudei a fazer, mas não fui convidado a ajudar a executar. Dessa forma, peço-lhe licença para me desfiliar do partido, pois vou procurar outros mares para navegar”, reforça o posicionamento de oposição no comunicado.