O ex-prefeito de Palmas Carlos Amastha, que tem dupla nacionalidade, votou nesse domingo, 19, no candidato derrotado à Presidência da Colômbia, o populista Rodolfo Hernández, 77, que ficou com 47,31%, contra com 50,44% para o presidente eleito Gustavo Petro, 62, o nome da esquerda na disputa. Amastha foi votar no Consulado da Colômbia em Curitiba (PR).
Com profunda tristeza
No Instagram, o ex-prefeito de Palmas lamentou os rumos de seu país de nascimento. “Com profunda tristeza acabei de votar para presidente da Colômbia. País, como o Brasil, com TANTA gente preparada prestes a eleger o ANTI outro. Não o melhor”, postou antes de sair o resultado.
Democracia sobreviverá
À Coluna do CT, após a eleição estar definida, Amastha disse que, apesar de um segundo turno que o desagradou, “a democracia sobreviverá”. “Agora resta aceitar a derrota e desejar êxitos na gestão ao presidente eleito Gustavo Petro. O sucesso ou fracasso da sua gestão é o do povo colombiano”, lembrou.
Um desastre em Bogotá
No primeiro turno, no dia 29 de maio, o ex-prefeito de Palmas votou no moderado Fico Gutierrez. Na ocasião, ele disse à coluna que Fico foi um excelente prefeito de Medellín. Hernández, que Amastha disse não conhecer mas sobre o qual não tinha grandes expectativas, administrou a quinta maior cidade da Colômbia, Bucaramanga. “O Petro conheço e não voto”, avisou sobre o candidato da esquerda eleito nesse domingo, explicando: “Foi um desastre como prefeito de Bogotá”.