O que chamou a atenção na nota do grupo de oposição sobre o lançamento do chamado Pacto pelo Tocantins foi o PSD apresentar o empresário Edson José Dutra, conhecido como Edson Tabocão, como pré-candidato a governador. O presidente regional da legenda, o senador Irajá Abreu, disse à Coluna do CT que não tem a intenção de disputar o Palácio Araguaia, mas não aventou um nome do partido para as eleições de governador.
Não foi citado
Irajá afirmou no dia 18 de junho que, no momento certo, o PSD vai participar de “uma grande frente”, com um nome que esteja preparado para governar o Estado. “E temos bons quadros. Tenho acompanhado o trabalho do ex-prefeito Ronaldo Dimas, que se apresenta como pré-candidato, um ótimo prefeito, fez um belíssimo trabalho em Araguaína, tem todos os atributos para ser nosso candidato a governo. Tem o próprio senador Eduardo Gomes, com muitos predicados, muito bem relacionado, poderá ser também um candidato fortíssimo ao governo. O próprio ex-prefeito de Gurupi Laurez Moreira e a senadora Kátia Abreu, que é muito experiente”, elencou, sem referência ao empresário Edson Tabocão.
Há 30 anos no Tocantins
Contudo, na nota divulgada pela frente que começa a se desenhar, o empresário é apresentado como pré-candidato a governador do PSD. Tabocão é goiano e radicado em Araguatins. Ele recebeu o título de Cidadão Tocantinense da Assembleia em dezembro de 2019, quando lembrou que está há 30 anos no Estado. “Chegamos antes mesmo do Tocantins ter sido ser criado. Desde lá, a gente vem sempre trabalhando, produzindo, melhorando, gerando emprego e dignidade para o nosso povo”, contou em entrevista na época.
Maior financiador de campanha
Também proprietário rural em Araguatins, nas eleições de 2016 ele foi apontado como o maior doador para as três campanhas a prefeito da cidade — Cláudio Santana (PMDB), Aquiles da Areia (PRB) e Marcos Eticcam (PSDB). Conforme a imprensa divulgou a época, as doações chegaram a R$ 767.350,19.
Sondado para suplente de senador
Em 2018, ele foi sondado para ser suplente de senador de dois candidatos, César Halum (Republicanos) e Irajá.
Bom relacionamento
Tabocão é muito próximo dos Abreu, mas mantém relação com todos os segmentos políticos do Estado. Na internet há fotos dele com o governador Mauro Carlesse (PSL), com o vice Wanderlei Barbosa (sem partido) e com o presidente da Assembleia, Antônio Andrade (PTB).