O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) entrou oficialmente na noite desta terça-feira, 15, na campanha de Eduardo Siqueira Campos (Podemos) à Prefeitura de Palmas neste segundo turno. O destaque fica pela ausência do deputado estadual Júnior Geo (PSDB), candidato da sigla que somou 44.326 votos (27,99%) na votação do dia 6, há dez dias. Por outro lado, o candidato da coligação “Juntos Podemos Agir” recebeu o ingresso de uma empolgada e emocionada prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB).
DOIS PÉS FIRMES NA CAMPANHA
Cinthia Ribeiro garantiu total mobilização da militância tucana na eleição de Eduardo Siqueira Campos. “Quase 45 mil votos em Palmas são transferidos com responsabilidade, com êxito e empenho. Não existe campanha fácil, eleição ganha. A gente só ganha no dia. Vocês terão um verdadeiro exército que ganharão as ruas de Palmas para uma resposta que vem silenciosa, mas que vem munida de muito amor, emoção e vontade. Estamos chegando, colocando os dois pés bem firmes na campanha”, disse a prefeita, que exaltou a sigla por “provocar um segundo turno necessário”.
A GENTE NÃO APAGA LEGADO DE NINGUÉM
Ao chegar em uma campanha que conta com um ex-prefeito candidato e o apoio de outros dois, Raul Filho (PDT) e Carlos Amastha (PSB) – ambos ausentes no evento -, Cinthia Ribeiro fez questão de reconhecer os avanços promovidos por todas as gestões. “Me permita dizer, todas as pessoas que me antecederam nessa história contribuíram muito para que Palmas chegasse até aqui. Todas elas com as suas dificuldades, com as suas qualidades, com seus talentos. E se tem algo que a gente não nega, é a história. A gente não apaga legado de ninguém. Não é preciso desconstruir um para dizer que o outro é melhor”, defendeu em discurso.
REFORMA DO PAÇO DA PRAÇA DO BOSQUE
Cinthia Ribeiro não deixou de ressaltar a boa relação que mantinha com o pai de Eduardo, José Wilson Siqueira Campos. O cerimonial separou parte do evento para reproduzir peça da campanha à reeleição da prefeita em 2020 em que o ex-governador manifesta apoio à tucana, o que emocionou ambos. Em uma outra sinalização de sintonia com o candidato do Podemos, a tucana garantiu que irá entregar o Paço da Praça do Bosque reformado e indicou que a solenidade de transmissão do cargo ocorrerá no local. O retorno da sede administrativa ao local é uma das principais bandeiras de Eduardo. “Já estou preparando a sua casa, estou preparando o seu retorno para um lugar que é muito especial. A reforma do Paço Municipal já está todo vapor e te aguardando para a solenidade de posse”, afirmou.
SÓ GEO PODE FALAR SOBRE AUSÊNCIA, QUE JÁ LANÇOU-SE PARA 2028
Júnior Geo não foi citado em nenhum momento por qualquer uma das autoridades que tiveram direito à palavra. Questionada sobre a ausência do correligionário, Cinthia Ribeiro desviou. “Só ele para responder essa pergunta. Lembrando que é uma pessoa muito respeitada por todos nós, é um companheiro do grupo. As reuniões das executivas metropolitana e estadual tiveram a participação do deputado. A gente respeita a posição dele também”, limitou-se a dizer. Horas antes, da Tribuna da Assembleia, o parlamentar já lançou a pré-candidatura a prefeito para as eleições de 2028. “Daqui a quatro anos vamos de novo em cima do projeto para a Prefeitura de Palmas. Tudo é no tempo e na hora dele. Às vezes ocorre até livramento”, encerrou enigmático o discurso.
POVO IRÁ BANIR MILÍCIA QUE TENTA COMPRAR PALMAS
Com o ingresso do PSDB, Eduardo Siqueira Campos já computa cinco novos apoios neste 2º turno (Progressistas, PDT, PT e PCdoB). “Nem sempre o veículo é o mesmo, mas o destino tem que ser o mesmo. Não para todos. Existem pessoas com outros objetivos, outros interesses à frente”, afirmou o candidato, que subiu o tom em seguida. “O interesse público, o amor a Palmas, e não aos cofres públicos, tem que prevalecer na política do Tocantins. O povo há de banir qualquer milícia organizada que tenta comprar Palmas”, afirmou.
JÁ MUDOU DE MARQUETEIRO QUATRO VEZES
Eduardo Siqueira Campos reforçou propostas já apresentadas durante a campanha, mas os destaques ficaram por conta das ofensivas a Janad Valcari (PL), adversária neste 2º turno. “O problema é que já mudou quatro vezes de marqueteiro e aí a promessa pula de um lado para o outro”, provocou o candidato sobre mudanças de posturas e propostas da liberal. O discurso também abordou as discrepâncias das pesquisas e questionou o argumento dado pela adversária sobre a ausência em todos os debates até então. “Ouvi algo que custei acreditar: ‘Seriam dois homens contra uma mulher’. Teve mulher que foi, Lúcia Viana (Psol), a quem mando meu carinhoso abraço. Ela quem não foi”, afirmou.
DEVE SER TRISTE SÓ TER APOIO NA BASE DO DINHEIRO
Outro ponto rebatido por Eduardo Siqueira Campos foram os questionamentos de Janad Valcari sobre os apoios que tem recebido. O candidato contra-atacou e disse que a liberal oculta nomes como o de Marcelo Miranda (MDB) e que, a mesma que crítica, é quem buscou comprar aliados. “Ela tem o apoio de ex-governador cassado três vezes. Ela não fala isso. Eu vou nem falar de tempo na prisão porque lamento tudo isso, sabe? Mas ela esconde. Ela esconde muita gente lá e vem falar de nós. Ela tentou todos esses apoios. Foi atrás do Raul, do Amastha, de todos os candidatos a vereadores que estão aqui. Foi um festival de derramamento de dinheiro nesta cidade sem precedentes. Deve ser muito triste só ter apoio na base do dinheiro e não conquistar ninguém”, afirmou.