O presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Jairo Mariano, é mesmo o novo secretário estadual da Fazenda. Ele, que é contador, assumirá no lugar do secretário Sandro Henrique Armando. Quase todos os nomes publicados no Diário Oficial da noite desta segunda-feira, 25, foram antecipados pela Coluna do CT.
Mariano é formado em Ciências Contábeis, com especialização na área da Administração. Foi prefeito de Pedro Afonso por dois mandatos consecutivos; também ocupou a presidência da Associação Tocantinense de Municípios (ATM) por duas vezes e foi vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), sendo o primeiro gestor público tocantinense a ocupar o cargo.
Presidiu o Consórcio Delta do Tocantins e do Território Nordeste do Tocantins, além de ter ocupado a chefia de gabinete da Presidência e a gerência de Defesa do Setor Industrial da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto).
Outros nomes
O ex-deputado federal Darci Coelho é novo secretário extraordinário de Assuntos Parlamentares.
A Secretaria de Parcerias e Investimentos, ocupada até semana passada por Claudinei Aparecido Quaresemin, também afastado por decisão do STJ, ficará com o procurador José Humberto Pereira Muniz Filho.
A Casa Militar, que vinha sendo acumulada pelo comandante-geral da Polícia Militar, focará com o tenente-coronel João Leyde de Souza Nascimento. O publicitário Marcos Milhomens está assumindo a Secretaria Extraordinária de Ações Estratégicas. As duas
O delegado de Polícia Wlademir Costa Oliveira é o cotado para a Secretaria de Segurança Público. Também afastado pelo STJ por 180 dias, o ex-secretário Cristiano Sampaio foi exonerado pelo governador Wanderlei.
O secretário-chefe da Casa Civil, Rolf Vidal, ficaria no cargo, mas pediu para sair. Ele é muito próximo do governador afastado Mauro Carlesse (PSL).
Para comunicação, o cotado é o empresário de comunicação Alex Câmara, mas a nomeação não foi publicada no Diário Oficial da noite desta segunda-feira, 25.
O secretário da Indústria e Comércio, Tom Lyra, também deixou a pasta e no seu lugar entrou o empresário Beto Lima, ex-presidente da Acipa.
O secretário da Governadoria, Divino Allan Siqueira, homem forte de Carlesse, também deixou a gestão e no seu lugar assume o empresário Joseph Madeira.
Na Saúde, o secretário interino Afonso Piva de Santana foi efetivado. Ele assumiu no lugar do médico Edgar Tollini, que foi posto de férias pelo governador afastado Mauro Carlesse (PSL), após se envolver, pela segunda vez, numa denúncia de violência doméstica. Tollini foi exonerado por Wanderlei.
A secretária da Infraestrutura, Cidades e Habitação (Seinf) e Presidente da Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto), Juliana Passarim, também deixa a gestão. À tarde, ela se despediu da equipe. No entanto, a exoneração dela não foi publicada no Diário Oficial.
Confira a relação dos que entraram e saíram:
Nomeados
JOSEPH MADEIRA para exercer o cargo de Secretário da Governadoria, da Secretaria Executiva da Governadoria.
DARCI MARTINS COELHO para exercer o cargo de Secretário Extraordinário de Assuntos Parlamentares.
JOSÉ HUMBERTO PEREIRA MUNIZ FILHO para exercer o cargo de Secretário de Estado de Parcerias e Investimentos.
JAIRO SOARES MARIANO Presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa – ADETUC, para, sem prejuízo de suas atribuições, responder interinamente pela Secretaria da Fazenda, inclusive quanto ao ordenamento de despesas.
MARCO AURÉLIO GIRALDE para exercer o cargo de Presidente da Agência de Tecnologia da Informação – ATI-TO.
CARLOS HUMBERTO DUARTE DE LIMA E SILVA para exercer o cargo de Secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços.
RAFAEL SULINO DE CASTRO para exercer o cargo de Secretário Executivo, da Secretaria da Administração.
WLADEMIR COSTA MOTA OLIVEIRA para exercer o cargo de Secretário de Estado da Segurança Pública.
AFONSO PIVA DE SANTANA para exercer o cargo de Secretário de Estado da Saúde.
SEBASTIÃO PEREIRA NEUZIN NETO, Secretário-Executivo, para, sem prejuízo de suas atribuições, responder interinamente pela Casa Civil, inclusive quanto ao ordenamento de despesas.
Exonerar
- ALDISON WISEMAN BARROS DE LYRA, Secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços;
- DIVINO ALLAN SIQUEIRA, Secretário da Governadoria;
- ÉLCIO DE SOUZA MENDES, Secretário de Estado da Comunicação.
- JOSÉ HUMBERTO MARQUEZ PEREIRA, Secretário Extraordinário de Assuntos Parlamentares;
- KELITON DE SOUSA BARBOSA, Secretário Extraordinário de Ações Estratégicas;
- LUIZ EDGAR LEÃO TOLINI, Secretário de Estado da Saúde;
- ROLF COSTA VIDAL, Secretário-Chefe da Casa Civil;
- SANDRO HENRIQUE ARMANDO, Secretário de Estado da Fazenda;
- THIAGO PINHEIRO MACIEL, Presidente da Agência de Tecnologia da Informação – ATI-TO.