Muito emocionado, o prefeito eleito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos (Podemos), foi diplomado no início da noite desta quinta-feira, 12, pela 29ª Zona Eleitoral. Também receberam seus diplomas os vereadores eleitos, primeiros e segundo suplentes. Além de magistrados do Tribunal Regional do Tocantins (TRE-TO), a cerimônia contou com a participação do vice-governador Laurez Moreira (PDT), do secretário-chefe da Casa Civil do governo do Tocantins, Deocleciano Gomes, e da prefeita da Capital, Cinthia Ribeiro (PSDB), além de deputados estaduais e federais. “Pouco importa o que se deu nas ruas, mas importa o que se deu nas urnas”, avisou Eduardo em seu discurso. “Renovo à Câmara: não vejo nenhum adversário, não vejo ninguém que seja óbice para qualquer projeto. Lá exercitaremos a democracia, seja com voto contrário ou favorável, isso pouco importa.”
NADA QUE IMPEÇA DE TRABALHAR COM WANDERLEI
Nesse mesmo sentido, Eduardo disse ao secretário-chefe da Casa Civil que Palmas “tanto precisa do prefeito quanto precisa do governador”. “Do esforço dos dois, para nós definitivamente destravarmos esta cidade, ocuparmos os espaços vazios e aceitar todo crescimento que o Brasil espera de nós”, afirmou para avisar em seguida: “Não haverá barreira de nenhuma natureza que me impeça de trabalhar ao lado do governador”. Wanderlei Barbosa (Republicanos) apoiou a candidatura de Janad Valcari (PL) nas eleições e chegou a fazer críticas no palanque da campanha ao agora prefeito eleito. “Eu não descansarei para buscar unir esta cidade”, prometeu Eduardo.
MUITO BEM ACOLHIDO
Ele lembrou de seus encontros com ministros e a bancada federal. “Eu estive com todos e me senti muito bem acolhido. E posso dizer ao povo de Palmas que não há na história do Tocantins uma bancada que entregue tanto quanto esta atual”, avaliou.
TANTO SENTIMENTO E TANTA HISTÓRIA
Sobre a cerimônia, Eduardo disse que “esse diploma é muito pequeno para tanto sentimento”. “É pouco pedaço de papel para tanta história”, afirmou, lembrando que é o sétimo diploma eleitoral que recebe em sua carreira. Além de prefeito, Eduardo já foi deputado federal, deputado estadual e senador. O primeiro diploma, ressaltou Eduardo, foi quando se elegeu prefeito em 1992, e agora recebeu o certificado novamente na primeira disputa com segundo turno na Capital.
ENTREGAR TUDO
O prefeito afirmou que, do dia em que se deu o segundo turno para cá, não deixou de visitar “nenhuma iniciativa importante que esteja acontecendo no nosso país, que marche na direção de nós podermos entregar tudo aquilo que a população depositou em nós”. “Tanta confiança e, principalmente, na confiança na nossa capacidade de entregas”, disse. “Farei todos os esforços para que todos se orgulhem do prefeito, tendo ou não votado nele. Está é minha obrigação”, avaliou.
NEM UM DIA A MENOS QUE 8 ANOS
Eduardo disse que não deixará a prefeitura para outro cargo. “Com toda certeza, se houver uma aprovação para quatro anos, me permitam, eu irei buscar mais quatro. Mas não contem, não contem mesmo, com nem um dia a menos do que oito anos. Aprender a cumprir mandatos será um dos ensinamentos que eu procurarei deixar”, disse. Uma das críticas que sua campanha fez a Janad foi justamente o fato de ele ter deixado incompleto o mandato de vereadora e, eleita deputada estadual, já querer ser prefeita. Nas peças de publicidade do então candidato do Podemos, ela era chamada de “Janad metade”, exatamente por não concluir os mandatos.
CICLO CUMPRIDO
O prefeito eleito ressaltou que terá 73 anos ao final de oito anos de mandato. “Não façam conta deste homem que já terá mais de 73 anos para qualquer outro projeto. Penso que, para mim, esse ciclo está cumprido. Eu não busco nenhum outro mandato que não esta extensão da prefeitura [em referência à reeleição]. Aqui quero deixar o meu legado, confirmar o legado do meu pai. Não há mais nenhuma natureza de projeto eleitoral que mova este coração.”
HOMENAGEM À FAMÍLIA
Ao final, Eduardo homenageou a próxima primeira-dama Polyanna Siqueira Campos, filha Gabriela, marqueteira de sua campanha; os filhos mais novos e toda a família. O prefeito ainda se emocionou em vários momentos ao se lembrar do pai, o governador Siqueira Campos, cuja ausência disse sentir na cerimônia; e da mães, dona Aureny.
Assista a íntegra do discurso:
Imagens da diplomação: