O discurso do deputado federal Osires Damaso (PSC), que é pré-candidato a governador, em defesa da cassação do governador afastado Mauro Carlesse (PSL), foi visto como sinalização dele para o governador interino Wanderlei Barbosa (sem partido). No entanto, o deputado reafirmou sua pré-candidatura ao Palácio Araguaia. O pronunciamento incisivo de Damaso ocorreu um dia após a reunião que ele teve no Escritório de Representação do Estado em Brasília com o governador interino, da qual participou também o prefeito de Nazaré, Clayton Paulo.
O parlamentar disse à Coluna do CT que a pauta da conversa com Wanderlei nessa quarta foi o transporte escolar do Tocantins.
Damaso era um dos poucos congressistas tocantinenses com boa relação com Carlesse. Além dele, o governador afastado mantinha bom relacionamento com o deputado Carlos Gaguim (DEM) e com o senador Eduardo Gomes (MDB).
Juntos, Carlesse e Damaso trabalharam, por exemplo, para levar o campus da Unitins para Paraíso, base eleitoral do deputado, e também pela implantação de leitos de UTI Covid-19 na cidade, no auge da pandemia.
Como pré-candidato a governador, contudo, Damaso passou a percorrer o Estado e, então, se distanciou mais do Palácio Araguaia na gestão de Carlesse.
Dois grupos querem que Damaso recue de sua pré-candidatura e lhes dê apoio em 2022: o próprio Wanderlei e aquele da trinca formada por Gomes e os ex-prefeitos de Araguaína Ronaldo Dimas (Podemos) e de Gurupi, Laurez Moreira (Avante).
Damaso, porém, segue em pré-campanha pelo Estado.
Assista o pronunciamento do deputado: