Nome do pequeno Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) para a disputa pelo Palácio Araguaia, o empresário Marcos Sousa garantiu ao CT que a sigla vai disputar o pleito com chapa pura, apostando em uma plataforma “de direita”, mas “sem radicalismo”. O pré-candidato fez questão de defender a redução da carga tributária, aproveitando para criticar o aumento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Palmas e a alíquota do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) adotada pelo Estado.
Apesar da pouca expressão da sigla, Marcos Sousa garante que o grupo está organizado. “Nós fizemos um planejamento e estamos apenas começando. Temos recebido o apoio de diversas lideranças, de pessoas do bem”, comentou. “O PRTB continua com o mesmo princípio, a nossa chapa é puro sangue. Não existe ideia de coligar-se com qualquer outra partido que seja. Estamos entrando com o objetivo único de trabalhar pelo Tocantins”, acrescentou.
De acordo com o empresário, o PRTB começa a fortalecer a pré-campanha nas cidades maiores e na região mais próxima de Palmas. “Não adianta sair de forma desorganizada e dar com os burros n’água”, argumenta. “Nossos pré-candidatos a deputado também estão trabalhando. O partido está organizado. Estamos entrando com o objetivo único de trabalhar pelo Tocantins. Dentro de poucos dias vamos por o bloca na rua, mas dentro da legalidade e do que é permitido pela legislação eleitoral”, complementou.
Redução da carga tributária
O PRTB ainda elabora a plataforma de governo que será apresentada em uma futura campanha, mas Marcos Sousa adianta que o partido defenderá políticas de geração de emprego e renda por meio da redução da carga tributária e desburocratização da máquina pública. “Temos um Estado com potencial, mas que está travado a bastante tempo”, explica. O empresário aproveitou para criticar a alíquota do ICMS no Tocantins e disse ainda que considera “um abuso” o aumento do IPTU de Palmas.
Questionado se a redução da carga tributária não prejudicaria ainda mais o Estado, que passa por grave crise financeira, Marcos Sousa defendeu que o problema do Tocantins é o mau investimento dos recursos. “Nossos governantes, ao invés de serem eficientes, buscam gerar impostos para superar a crise. Se você traz mais empresas, mais pessoas que produzem, vai dividir esta carga. Não acredito em crise, a crise é moral. Nós vamos fazer o dinheiro valer, é o grande segredo. Não precisa sangrar ninguém”, afirmou.
Chapa pura
Além de Marcos Souza para governo do Estado, o PRTB confirmou a pré-candidatura do advogado Marcelo Cláudio e do sociólogo Fernando Storni ao Senado. Para a Câmara Federal, o partido apresentará 12 opções, e para a Assembleia Legislativa serão 36 nomes. O partido tem expectativa de angariar ao menos uma vaga de deputado estadual e para isso tem como destaques para a disputa: o vereador de Gurupi Jenilson Alves de Cirqueira e Edvardes Gomes, ambos militares.