O Congresso Nacional iniciou os trabalhos em sessão nesta segunda-feira, 4, às 15 horas, sob o comando do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM/PA), que esteve acompanhado do deputado Rodrigo Maia (DEM/RJ), que preside da Câmara. Com a ascensão dos Democratas no legislativo federal, a deputada Dorinha Seabra (DEM) projeta que a visibilidade a sua atuação será ampliada. A tocantinense já assumiu a Coordenação da Secretaria da Mulher na Câmara dos Deputados.
Dorinha Seabra vai suceder a deputada Soraya Santos (MDB), que passa a ocupar a 1ª Secretaria da Câmara. A tocantinense também é presidente do Democratas Mulher, e com o crescimento de 15% da bancada feminina, a maior da história da Câmara dos Deputados, o debate em torno das pautas de defesa dos direitos da mulher ganhará força avalia.
“É um momento importante para o Brasil e para o Tocantins, onde há muita expectativa por reformas em questões urgentes como a saúde, a segurança pública e a educação. O apoio direto dos presidentes das Casas é uma porta que se abre para colocar em pauta projetos de interesse do Estado e também para obter mais apoio institucional nas nossas demandas junto ao governo federal. Sem dúvida, é um trabalho que farei de perto para garantir que seja um momento muito positivo para o Tocantins”, destacou a deputada Dorinha Seabra em material enviado à imprensa.
Frente Parlamentar da Educação
Em conjunto com outros parlamentares, Dorinha Seabra deu início ao recolhimento de assinaturas para a criação da Frente Parlamentar Mista da Educação, que tem o objetivo de reunir deputados e senadores que queiram fortalecer o trabalho da educação e agilizar a tramitação de projetos sobre o tema no Congresso Nacional. Uma cerimônia de lançamento da Frente está prevista para acontecer ainda no mês de fevereiro.
“Essa bancada suprapartidária terá todo o suporte técnico necessário para colocarmos em pauta projetos estratégicos para o desenvolvimento da educação do país. Inicialmente focaremos na primeira infância e a prioridade é colocar em pauta a PEC 15/15, da qual eu sou relatora, que torna definitivo o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica”, afirmou Dorinha.
Em dezembro do ano passado, a deputada esteve em Oxford no Reino Unido, a convite da Fundação Leman, para participar de um encontro que reuniu autoridades em educação de diversos países no qual foi elaborado o documento “Educação Já”, que estabelece sete metas para o desenvolvimento da educação no Brasil nos próximos quatro anos. Entre as metas está à criação de Frente Parlamentar.
(Com informações da Ascom)